segunda-feira, 11/novembro
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Innovation Lab: 2ª edição mostra comportamento do luxo

Mais do que investir em tecnologia e observar tendências do mercado hoteleiro, inovação está também na comunicação. Seja para o mercado de luxo ou econômico, o começo dos bons resultados passa também pela busca de uma melhor forma de se comunicar por parte das organizações. Caso fosse preciso, este seria o ponto nevrálgico da 2ª Innovation Lab a ser apresentado ao público. O evento híbrido foi organizado pela HSMAI Brasil e transmitido hoje (29), direto do Hilton Morumbi, em São Paulo.

Com a temática O luxo inovador pós-pandemia, Juliana Pestana falou ao público após já algumas sessões realizadas no encontro. A gerente de Marketing e Comunicação do Palácio Tangará  apresentou as principais adaptações do segmento à pandemia. Entre elas, ela destacou conceitos como staycation (hospedagem de proximidade) e a demanda reprimida do lazer, além da adoção aos protocolos sanitários como caminhos para o luxo no Brasil.

“Aqueles que ficaram meses em casa não veem a hora de sair, mas com toda segurança possível. É com esse pensamento que produtos da hotelaria de luxo podem entrar como opção mais segura e, ao mesmo tempo, sofisticada”, explicou.


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Os exemplos utilizados para detalhar essa prática foram internos. Além do novo restaurante ao ar livre criado pelo Palácio Tangará, Juliana colocou o mercado doméstico próximo, ou seja, dentro da cidade de São Paulo, como agentes na prospecção de clientes. A estratégia leva em consideração a busca por eventos mais casuais e de fácil locomoção, o que inclui pouca formalidade e viagens de carro.

“Todo fluxo é bem-vindo. Com isso em vista, o foco deve ser a adaptação às necessidades do momento. Como estas que citei, temos também o desenvolvimento de produtos voltados ao home office e home schooling, bem como a personalização e aposta em experiência para fidelizar”, disse a gerente.

A conclusão, portanto, trouxe o que foi falado no começo da reportagem: comunicação. “Nossa principal ferramenta é o trabalho feito no Instagram. O forte relacionamento com os seguidores quebra barreiras e todos se sentem mais próximos do Palácio Tangará. Por isso, comunicação é a chave”, finalizou.

2ª Innovation Lab: abertura

O encontro remoto teve como anfitriões a equipe da HSMAI, com Gabriela Otto e Ana Carolina Fusquine, board member da associação e vice-presidente de Mercado da Pmweb, no fronte e a participação de outros profissionais da hotelaria nacional. Entre eles, Rafaelle Cecere, CEO do Grupo R1, responsável pela parte técnica do evento, também falou sobre o que entende como inovação.

“A inovação acontece quando você vê algo que nunca pensou antes. Nem sempre está, necessariamente, ligado à tecnologia. O importante é fazer diferente e ser eficaz”, ponderou.

As sete palestras, em geral, trataram de temas voltados ao mundo digital e a adaptação no mundo pós-pandemia. Atrelado a isso, aspectos da hospitalidade moderna, diversificação na locação, tendências que vieram para ficar e o luxo neste cenário. Veja a lista:

  • Um olhar para o futuro da hospitalidade: Alexandre Frankel (Vitacon e Housi)
  • O mundo de novas tecnologias e inovação: Tony Ventura (Curso de Transformação Digital do Ministério da Economia)
  • O novo escritório! Trabalhe no mundo!: Giuliana Fonseca (Selina)
  • Inovação e hotéis inteligentes: práticas e cenários futuros: Paulo Salvador (CMH Academy International Paris)
  • O mundo pós-Covid: Luis Rasquilha (Inova/TrendsInnovation Ecosystem)
  • O luxo inovador pós-pandemia: Juliana Pestana (Palácio Tangará)
  • Apresentando o conceito de locação flexível: Thomaz Guz (Nomah)

(*) Crédito da foto: Reprodução/2ª Innovation Lab