domingo, 22/setembro
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Três perguntas para: Elisa Asano

Gerente geral do Park Inn by Radisson Berrini, Elisa Asano morou no Japão por cinco anos, onde teve a oportunidade de vivenciar diferentes culturas. Viajante de carteirinha, a profissional se divide entre a hotelaria e a família. Mãe de dois filhos, a executiva também não nega sua paixão por roupas e sapatos.

Formada em Ciências Contábeis pela PUC-SP, Elisa atua no setor hoteleiro há 25 anos. Boa parte desse período colaborou no departamento contábil e oito anos como gerente geral. Em sua trajetória, trabalhou na Atlantica Hotels, passando pelo Quality Faria Lima, Quality Suites Long Stay Bela Cintra, Comfort Suites Oscar Freire e Comfort São Caetano.

“Com a pandemia aprendemos a nos reinventar, nos tornarmos pessoas melhores. Tivemos que nos cuidar e daqueles a quem amamos. Com isto, iniciou-se um processo de reflexão e transformação, tanto no pessoal, como no profissional. Foram muitos os desafios, incluindo a insegurança do novo e desconhecido, mas como hoteleiros, somos resilientes e nos adaptamos a tudo isso”, reflete a gerente.


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Abaixo, você confere a entrevista na íntegra.

Três perguntas para: Elisa Asano

Hotelier News: Qual será a abordagem comercial até a retomada do mercado ganhar maior tração?

Elisa Asano: A pandemia atingiu drasticamente nosso setor, ocasionando a falta de demanda. Foram muitas incertezas, o que nos fez aprender a lidar com a situação de forma rápida. Para garantir que os clientes internos e externos sintam-se seguros, intensificamos os protocolos de limpeza e higienização, além da certificação do Bureau Veritas, o Safeguard. Toda a equipe foi treinada para realizar o processo de higienização dos apartamentos, enxoval e áreas comuns, criamos meios para facilitar a comunicação através do WhatsApp, criamos o QRCode para cardápio e outras informações necessárias. Todos os processos foram divulgados nas mídias e canais de reservas e sempre em contato com os clientes para estarmos preparados para a retomada comercial. Como a principal demanda do Park Inn By Radisson Berrini era corporativa, estamos trabalhando outros perfis de clientes. Para chamar atenção deste público, focamos na criação de acomodações diferenciadas, na oferta de mais serviços, pacotes promocionais, tarifas especiais para longa permanência e de fim de semana, estar entre as melhores avaliações nas mídias e ter o melhor atendimento.

HN: Neste sentido, e pensando no perfil da equipe, o que a hotelaria vai buscar dos seus profissionais?

EA: Pessoas aptas a mudanças, com valores e atitude, sem contar a criatividade e resiliência, pois, o momento não é fácil. Estamos em um processo acelerado de grandes desafios e mudanças. Nesta crise sanitária, muitos processos foram implantados, mudamos o conceito de servir. Para que a equipe se torne produtiva e eficaz, temos que capacitá-los e motivá-los a desenvolver o seu melhor, colocar a pessoa no lugar certo.

HN: Times mais enxutos serão tônica até a crise passar ou essa realidade persistirá mesmo no pós-pandemia? Por que?

EA: Essa realidade persistirá pela contenção dos custos. Nos acostumamos com a multifuncionalidade e nos tornamos experientes em transitar em outras tarefas, a simplificar. Muito do que era presencial, físico, se tornou virtual, impessoal.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Park Inn by Radisson Berrini