Em comunicado de vídeo à imprensa, o Airbnb apresentou suas considerações para a recuperação do mercado. A partir de sua visão de mercado, Brian Chesky, CEO da companhia, afirmou que a retomada das viagens será guiada, principalmente, pela flexibilidade dos viajantes. O embasamento para esta constatação está ligada ao aumento de pessoas em trabalho remoto, algo que pode manter-se pós-pandemia.
“A mudança na forma de trabalho das pessoas, que agora fazem isso de qualquer lugar, transformou a forma de pensarmos na indústria de viagens. Justamente por isso e a demanda reprimida, a Airbnb crê na maior retomada da história para empresas do turismo. As datas, basicamente, não são mais tão importantes no momento de reservar”, diz.
Para o novo cenário de viagens, então, Chesky apresenta três pontos pertinentes que norteiam a fase atual:
1. Pessoas podem viajar a qualquer momento
Trabalhar remotamente, como dito, é uma das questões ligadas à flexibilidade que permite ao público planejar mais viagens. Sendo assim, desde o início de 2021, 200 milhões de pessoas fizeram pesquisas procurando datas flexíveis.
2. Pessoas viajam para onde quiserem
Em seguida, o Airbnb percebeu que mais destinos estão sendo contemplados com hóspedes. De abril de 2020 até o mesmo mês neste ano, 94 mil cidades tiveram reservas, mostrando a diversificação no produto buscado pelo viajante.
3. Pessoas buscam estadas mais longas
Para o primeiro trimestre de 2021, quando viu a receita subir 5%, a companhia identificou que 24% das reservas foram de estadas longas — 28 dias ou mais. Com isso, o executivo é enfático: “pessoas estão usando o Airbnb para morar em grandes cidades”. A lista inclui locais como Nova Iorque, Paris, Roma, São Paulo e Rio de Janeiro.
Airbnb: outros fatores
Como em outros cenários criados por especialistas, Chesky também cita a vacinação de pessoas e a flexibilização de restrições pelo mundo como complemento para a retomada. O CEO fala também de outra tendência levantada pela pandemia: viagens a destinos próximos de casa.
“Os viajantes estão escolhendo locais perto de casa, nos quais podem chegar de carro. É uma das formas de locomoção que, no primeiro momento, está mostrando crescimento e destaque no setor”, complementa.
Em conjunto às percepções do mercado, o Airbnb também lançou 103 atualizações da plataforma. De modo geral, são mudanças que atingem clientes, anfitriões e se conectam às tendências de flexibilidade mostradas por Chesky anteriormente.
(*) Crédito da foto: Reprodução/Airbnb
(**) Crédito dos gráficos: Airbnb