A hotelaria carioca é conhecida por empreendimentos icônicos, mesmo que alguns deles não tenham conseguido manter sua relevância com o passar do tempo. Mas este, definitivamente, não é o caso do Sheraton Grand Rio Hotel & Resort. O (quase) cinquentão ainda se consagra como o único hotel pé na areia da Cidade Maravilhosa — diferencial convidativo para um destino como o Rio de Janeiro. Com meio século de atividade, a propriedade de luxo da Marriott International mostrou seu poder de se reinventar ao atravessar crises, momentos históricos e mudanças bruscas no setor.
Inaugurado no dia 27 de setembro de 1974, a história do Sheraton Grand Rio se entrelaça com a da capital fluminense. Afinal, o resort urbano presenciou eventos importantes da cidade, como o Rio 92, Rio+20, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.
Na Marriott há 37 anos, Sintia Gomes tem uma íntima relação com o empreendimento que gerencia há uma década. A executiva lembra da recepção da comitiva de chefes de Estado em 1992 — um dos momentos mais marcantes de sua carreira.
“Foi um evento que movimentou a cidade. Em seguida, participamos do Rio+20. Todavia, a Copa do Mundo e as Olimpíadas foram os momentos mais marcantes. Hospedamos a seleção da Alemanha, que foi a campeã em 2014. Os jogadores fizeram muitos eventos de comemoração e saíram muito agradecidos pelos serviços prestados”, conta a gerente geral em entrevista ao Hotelier News.
Para receber as delegações, o Sheraton Grand Rio realizou uma reforma que custou cerca de US$ 50 milhões, revela Sintia. Nas Olimpíadas, as obras foram concluídas, com acomodações atualizadas, assim como a área da piscina.
Mantendo a essência
Localizado em uma das faixas de areia mais requisitadas da cidade, na Avenida Niemeyer, o Sheraton Grand Rio pode ser visto para além do Leblon — sendo parte da paisagem da capital. Os 538 apartamentos com varanda e vista para o mar foram modernizados, mas desde sua abertura, poucas mudanças foram realizadas na estrutura da propriedade.
“Em nível de acomodação não mudamos, mas o hotel criou novos ambientes. Um exemplo é o restaurante Bene, que transformamos em uma live kitchen, remodelado em 2019. Aberto antes da pandemia, de frente para o mar, trouxemos mais frescor ao espaço”, pontua Sintia.
O spa também passou por mudanças, sendo transferido para outro andar, com o intuito de oferecer vista para o mar nas salas de massagens, além de ganhar um lounge de descanso. “Neste momento estamos reformando o Club Lounge, que será ampliado com uma área VIP para membros do Marriott Bonvoy”, conta a gerente.
E vem mais novidade por aí. A partir de 2025, os quartos serão novamente reformados. Sintia adianta que o hotel está desenvolvendo um apartamento modelo, ainda em fase de desenvolvimento de layout. “Nada foi aprovado, mas a apresentação do protótipo é um bom sinal”, pondera a executiva.
Cinquentão antenado em tendências
Saber se adaptar e surfar em tendências é parte crucial para a longevidade de um empreendimento. Neste sentido, o Sheraton Grand Rio é um cinquentão antenado. Este ano, a propriedade foi reconhecida por seu trabalho voluntário dentre os hotéis da Marriott. Vizinha do Morro do Vidigal, a unidade promove ações na comunidade que vão desde aulas de tênis para crianças até o incentivo ao empreendedorismo feminino.
“Temos casos de alunos que conseguiram bolsa de estudos nos EUA a partir do tênis. Para as mulheres, oferecemos aulas de como utilizar todas as partes dos alimentos, produção de ovos de Páscoa e biscoitos de Natal. Também levamos material escolar coletado por nossos associados, entre outras ações. Nossa relação com a comunidade é maravilhosa”, diz Sintia.
A Marriott possui programas de alimentação com o uso de ovos de granjas sustentáveis além de um sistema de doação de alimentos para ONGs. O hotel também realiza a reciclagem de lixo, que é revertida em quilowatts de geração de energia para casas de repouso e creches.
“Também reciclamos resíduos de alimentos em uma máquina biodigestora, que trata esse lixo em esgoto, o que evita o descarte no meio ambiente. Este ano, vamos receber a certificação Green Key — uma chancela que será muito importante para nós”, continua a gerente.
Um hotel do Rio e para o Rio
Muito além de receber visitantes de fora com maestria, o Sheraton Grand Rio também estabeleceu uma relação de proximidade com o carioca. Com três frentes de comunicação com o público local, o hotel dialoga tanto com clientes de lazer quanto corporativos.
Eventos sociais, como casamentos, Bar Mitzvahs, entre outras datas comemorativas são uma ponte de conexão entre o carioca e o empreendimento. No corporativo, as empresas escolhem a propriedade para promover confraternizações, festas de fim de ano, convenções, lançamento de produtos, entre outras ações.
“No L’Etoile, nosso restaurante francês, temos um público local maior do que o interno. Um de nossos atrativos é o menu degustação harmonizado com sete pratos. É um espaço que se destaca. Outro ponto de contato são datas como Dia dos Namorados, Dia das Mães, além da nossa famosa feijoada aos sábados. É muito legal ter esse vínculo através da gastronomia, pois temos quatro restaurantes que atingem um público diversificado”, avalia a gerente.
O Sheraton Grand Rio ainda oferece a tarifa Carioquinha, com valores diferenciados para quem mora na cidade. Basta apresentar um comprovante de residência que o cliente tem direito a usufruir da estrutura da propriedade. “A pandemia trouxe essa vontade do carioca de aproveitar o fim de semana no hotel”, diz a executiva.
O day use e day pass são outras maneiras do público local aproveitar o empreendimento. O primeiro, dá o direito ao uso da estrutura para passar o dia, enquanto o segundo contempla ainda o acesso a um quarto, mas sem pernoite.
2023 e avante
No ano passado, o Sheraton Grand Rio obteve um lucro operacional 25% acima do orçado. “Estamos comemorando e seguiremos comemorando”, celebra a gerente, que destaca o papel do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) nos bons resultados.
“Para 2024, contamos o incremento de 10%, mas essas metas foram definidas com o Perse. Se o programa for extinto, voltaremos a atuar em queda, pois dificulta a recuperação dos negócios sem o benefício. O mercado em 2023 explodiu com o retorno das viagens, mas não esperamos crescer da mesma forma este ano”, analisa Sintia.
A exigência dos vistos para turistas dos EUA, Canadá, Austrália e Japão foi adiada novamente, mas é uma medida que preocupa a gerente. “Os norte-americanos são o nosso principal público depois do Brasil. A volta da exigência pode causar uma reação negativa do mercado. Por outro lado, estamos ansiosos para o G20 em novembro”.
Desde a retomada da pandemia, a hotelaria de luxo vem em uma escalada de bons números. Com o atendimento como sua maior prioridade, o Sheraton Grand Rio preza por treinamentos excessivos para oferecer um tratamento de exclusividade ao hóspede.
“O cliente tem que se sentir único, não adianta entrar e não ser visto. No alto padrão, o hóspede quer se sentir diferenciado e exclusivo. Ou seja, o colaborador precisa saber como falar, tratar e lidar. Encantar com detalhes, surpreender com algo que ele não tem em seu dia a dia faz toda a diferença”, completa Sintia.
Comemorações
Para seus 50 anos, o Sheraton Grand Rio quer presentear as pessoas. No início de 2024, o hotel começou uma promoção de três noites por duas, contudo, a gerente adianta que a cada três meses uma nova campanha será desenvolvida.
“No dia 1º abril abriremos outra com valores competitivos. Este é o nosso presente para a comunidade local e internacional. A cereja do bolo será nossa festa de aniversário, no dia 27 de setembro, onde teremos a presença de hóspedes, clientes, fornecedores e parceiros. Esta será uma festa de gratidão a todos que sempre nos ajudaram”, finaliza Sintia.
(*) Crédito das fotos: Divulgação/Marriott International