quinta-feira, 14/novembro
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Três perguntas para: Isis Batista

Vencedora do Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional) na categoria Gestão de Qualidade e Sustentabilidade, Isis Batista é natural de Contagem (MG) e sonha em ser mãe de três crianças no futuro. Grande apreciadora da culinária italiana acompanhada de um bom vinho, a gerente de Sustentabilidade do Grupo Tauá de Hotéis é também praticante de pilates.

Formada em Engenheira de Segurança do Trabalho e Engenheira Ambiental, Isis ainda possui mestrado em Sustentabilidade de Processos e Controle Ambiental, e pós-graduação em ESG e Sustentabilidade.

A profissional é ainda co-autora da 2ª edição do livro Mulheres ESG e da Cartilha ESG da Resorts Brasil e Multiplicadora B. “A minha dissertação desdobrou num produto para mensuração de poluentes dos veículos a diesel e um novo processo de avaliação ambiental veicular, em consonância à temática de combate às mudanças climáticas”, conta Isis.


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A executiva ainda possui oito anos de experiência em sustentabilidade, certificação B Corp, indicadores ESG/GRI/ODS, relatório de sustentabilidade, descarbonização, programa de diversidade, equidade e Inclusão, voluntariado corporativo, regularização ambiental, gestão de projetos sociais, normas regulamentadoras de segurança do trabalho e docência.

Sua trajetória profissional começou como consultora autônoma na área ambiental e prevencionista, onde permaneceu por quase quatro anos. Em seguida, atuou em uma transportadora rodoviária, como responsável pelo setor de sustentabilidade.

Três perguntas para: Isis Batista

Hotelier News: Gestão em Sustentabilidade se tornou uma área fundamental para o setor hoteleiro como um todo. Como o Grupo Tauá de Hotéis traça suas prioridades no departamento?

Isis Batista: O Grupo Tauá traça as suas prioridades no ESG pelo uso da Matriz de Materialidade. O processo de materialidade visa conhecer as questões prioritárias nos aspectos socioambientais e de governança corporativa para a rede. Por meio da avaliação realizada pelos stakeholders, a empresa elabora sua estratégia, garantindo que as decisões e ações estejam alinhadas com as necessidades e expectativas fundamentais de seus públicos de interesse.

A Matriz de Materialidade foi elaborada em 2022 pela SGS Group Brasil, por meio de uma consulta pública com os principais públicos de interesse para o Grupo Tauá. Participaram 1,7 mil stakeholders, que representaram a alta gestão da empresa, emocionadores, fornecedores, clientes, imprensa, comunidade local, governo e outros contatos.

Por meio dessa consulta foram identificados 11 temas de interesse destacados pelo público participante, os quais orientam as boas práticas da empresa, como:

• Treinamento e desenvolvimento de emocionadores
• Impacto nas comunidades do entorno
• Diversidade e inclusão
• Saúde e segurança de emocionadores e hóspedes
• Ética e medidas anti-corrupção
• Integração ESG e estratégia
• Gestão de resíduos
• Otimização do uso de recursos naturais e não naturais
• Proteção de dados e segurança de TI
• Gestão de fornecedores
• Mudanças climáticas e emissões

Um exemplo concreto dessa abordagem é o Programa de Descarbonização do Grupo Tauá, que surgiu como resposta à temática das mudanças climáticas e emissões. Esse programa abrangente é construído sobre três pilares fundamentais: a realização de inventários, o uso de uma calculadora de pegada de carbono e a implementação de um plano de mitigação. Graças a esses esforços, hoje somos o pioneiro grupo de hotéis e resorts carbono neutro do Brasil.

HN: Treinamentos e conscientização interna é parte importante da gestão da área. De que forma a rede busca aplicar suas iniciativas dentro do seu quadro de colaboradores?

IB: Como um tema prioritário da Matriz de Materialidade do Grupo Tauá, os treinamentos e desenvolvimento dos emocionadores são realizados como forma de capacitar e desenvolver a todos diariamente.

Por isso, lançamos a Escola de Segurança e Sustentabilidade na Unisorriso (nossa universidade corporativa), com conteúdo sobre:

● Diversidade, Equidade e Inclusão: a importância da diversidade, como evitar vieses inconsciente, cultura inclusiva e representatividade;

● Programa de Educação Ambiental: com abordagem sobre mudanças climáticas, carbono neutro e gestão de resíduos;

● Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho com trilhas sobre Saúde e Segurança Ocupacional, Normas Regulamentadoras, Uso de Equipamento de Proteção Individual, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio no Trabalho, Atestados e Regras de Saúde Ocupacional, Brigada de Incêndio.

Além disso, organizamos palestras direcionadas aos stakeholders, abordando questões alinhadas aos temas materiais do grupo. Os assuntos discutidos incluíram Gestão de Resíduos, Consumo Consciente, Atitudes Sustentáveis, Tauá Carbono Neutro, ESG Tauá, Mudanças Climáticas e Emissões.

HN: Olhando para o futuro, como você acredita que a hotelaria pode evoluir em sua agenda ESG, partindo das ações que estão sendo implementadas no presente? Quais os próximos passos?

IB: A hotelaria já demonstrou um compromisso significativo com a adoção de práticas sustentáveis, implementando uma variedade de iniciativas que visam reduzir seu impacto ambiental e promover o bem-estar das comunidades locais. Olhando para o futuro, acredito o motor do ESG será a inovação tecnológica, com modelos de receita e negócios cada vez mais limpos e sustentáveis.

A implementação de tecnologias mais avançadas e sustentáveis continuará a ser uma prioridade. Isso pode incluir sistemas de automação inteligente para gerenciamento de energia e água, uso de energias renováveis como solar e eólica, e o desenvolvimento de materiais de construção mais ecológicos.

A conscientização e o envolvimento dos hóspedes serão cada vez mais importantes. Os hotéis podem implementar programas educacionais e incentivos para encorajar práticas sustentáveis durante a estada dos hóspedes, como reutilização de toalhas, redução do consumo de água e eletricidade, e participação em atividades de reciclagem e conservação.

A adoção de práticas de economia circular, como a reutilização, reciclagem e compostagem, será ampliada. Os hotéis podem estabelecer parcerias com empresas locais para reciclar resíduos e reduzir o desperdício. Além disso, iniciativas para minimizar o desperdício de alimentos e produtos descartáveis serão expandidas.

As parcerias com comunidades locais e fornecedores regionais serão fortalecidas. Isso não apenas reduzirá a pegada de carbono associada ao transporte de suprimentos, mas também apoiará a economia local e promoverá o desenvolvimento sustentável nas áreas do entorno.

Por fim, a transparência e a prestação de contas serão cada vez mais exigidas pelos consumidores e partes interessadas. Os hotéis terão que fornecer relatórios detalhados sobre suas práticas contábeis e de ESG, assim como o mercado está se organizando.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal