sexta-feira, 15/novembro
InícioMercadoHotelaria de Campinas registra alta em todos os indicadores de janeiro

Hotelaria de Campinas registra alta em todos os indicadores de janeiro

Tradicionalmente impulsionada pela demanda de eventos, a hotelaria da Região Metropolitana de Campinas teve um bom começo de ano, mesmo em uma época de baixa temporada para o corporativo. Segundo dados do CRC&VB (Campinas e Região Convention & Visitors Bureau), o setor terminou janeiro acima dos resultados dos anos anteriores — com incremento em todos os seus indicadores.

A pesquisa da entidade aponta crescimento em ocupação, diária média e RevPar quando comparados aos anos de 2022 e 2019. A taxa média de ocupação em janeiro deste ano foi de 49,19%, contra uma taxa de 43,78% no ano passado e de 42,65% em 2019. A diária média também vem registrando recuperação: R$ 307,19 no mês passado, contra R$ 230,57 em 2022 e R$ 236,00 de 2019.

Já em RevPar, a taxa de janeiro foi de R$ 127,84. No mesmo mês do ano passado o indicador ficou em R$ 98,53, ligeiramente superior a 2019, que fechou em R$ 98,32. Apesar da cautela com a economia, o setor que fechou 2022 espera manter neste ano a trajetória de recuperação sustentada e a retomada de investimentos, especialmente em retrofits.


LEIA TAMBÉM


Empregos gerados

Outro dado que reforça a recuperação do setor hoteleiro na RMC é o número de empregos gerados. No ano passado, segundo o Novo Caged, o saldo acumulado de vagas criadas foi de 624.

Douglas Marcondes, diretor de hotelaria do CRV&VB, reforça que 2023 é um ano de grande expectativa e cautela. “Neste ano, ao contrário do ano passado, não temos tanta demanda represada por eventos e festas, especialmente nos dois primeiros meses, embora exista uma demanda firme e forte para o ano todo”, afirma.

Para o diretor, a parte de turismo de negócio na Região Metropolitana de Campinas está bem consolidada, o que faz com que os números de ocupação se mantenham com pequenos aumentos. “Os negócios em hotelaria e turismo só florescerão ainda mais com chegada de novos equipamentos para agregar ao corporativo, como atrações de eventos culturais e maior integração dos players com eventos esportivos”, completa.

(*) Crédito da foto: Divulgação/CRC&VB