domingo, 22/setembro
InícioMercadoFazenda Vale das Águas moderniza piscina e encerra 2022 com otimismo

Fazenda Vale das Águas moderniza piscina e encerra 2022 com otimismo

Mesmo com capacidade reduzida por conta de reformas, o Hotel Fazenda Vale das Águas conseguiu conquistar bons resultados durante as férias de julho e o segundo semestre do ano. Ainda que tenha voltado a plena operação apenas alguns dias antes do Natal, com a conclusão da obra da piscina, o hotel encerrou 2022 com faturamento 5% superior ao registrado em 2021, com diária média de R$ 1 mil.

Elian Zanelato, gerente de Vendas do Hotel Fazenda Vale das Águas, conta que no início das obras o empreendimento ficou fechado por 20 dias, até ser reaberto parcialmente por mais 20 dias, com operações apenas nos finais de semana. “A partir de junho, abrimos com capacidade máxima de 25% para evitar contato de hóspedes com as obras. Seguimos desta forma até 22 de dezembro e mesmo assim conseguimos receita superior a 2021”.

Elian-Zanelato
Gastronomia é carro-chefe da casa, diz Elian

Como?

Para o bom desempenho, a gerente destaca a importância do departamento de Gastronomia e Coquetelaria do hotel. “Com o chef de experiência internacional, Saulo Luna, no comando da cozinha, conseguimos permanecer com pensão completa e à la carte mesmo em obras, com exceção da ceia, que contou com farto bufê”, revela Elian. “Todos os dias, ele monta um cardápio diferente para que o cliente experimente vários tipos de pratos e apresentações, atendendo principalmente aqueles que ficam bastante tempo na casa.”


LEIA TAMBÉM


Para Elian, a gastronomia é o carro-chefe do empreendimento e muitos dos clientes que retornam dizem que este é o principal motivo. “Nesta alta temporada, montamos um quiosque para que os hóspedes possam fechar outras reservas para o futuro. A boa experiência garantiu que o público presente no período comprasse 15% da ocupação de 2023”, relata a gerente. “A conversão está na mão da experiência, pois era venda in loco e não pressionamos ninguém a visitar o quiosque. Se estivesse ruim, ninguém teria passado lá”, complementa.

As parcerias com agências e operadoras de viagens também foram essenciais para os resultados positivos, segundo Elian. “Esses intermediários têm nos ajudado bastante na divulgação do hotel. Antes da reestruturação, quase 100% das vendas eram diretas. Hoje, muitos clientes de parceiros vêm aparecendo, consolidando o share de vendas em 60% diretas e 40% por intermediários”, revela a gerente.

“Também contamos com uma parceria com a prefeitura, que visa consolidar o destino Águas de Santa Bárbara. Os resultados são perceptíveis, com a cidade ficando mais movimentada devido à divulgação dos atrativos da cidade, que atraem até excursões rodoviárias, um dos segmentos que temos trabalhado”, pontua Elian. “Ficamos até entre os finalistas do Top Destinos de 2022, reconhecimento importante para nós e que simboliza que estamos no caminho certo”, acrescenta.

Reformas e projetos

A nova piscina do empreendimento é orgânica, ou seja, é construída com materiais ecológicos que dispensam uso de químicos para manter a água cristalina. Segundo a gerente, a obra foi concluída em dezembro para funcionar nesta alta temporada e contou com investimento total de R$ 5 milhões, incluindo deck, bar molhado, ampliação de 300 m² (metros quadrados) para 600 m² , além do paisagismo ao redor.

“Agora, temos duas piscinas: uma em cima e outra embaixo, dividas pelo bar molhado. Com isso, o hóspede tem a opção de se banhar na aquecida ou em temperatura ambiente, mas também é possível manter ambas aquecidas durante o inverno”, acrescenta Elian.

O empreendimento também reformou a fazendinha, que já está recebendo novos animais, e pretende fazer um retrofit completo do restaurante, recepção e portal de entrada, que segundo Elian, é bem antigo e não condiz mais com o que a propriedade tem a oferecer. “Também estamos com oito novos chalés para lançar, sendo que quatro deles já estão no estágio final. Todos devem estar entregues até o final do primeiro trimestre deste ano”, adianta a executiva.

Nos planos do empreendimento há também a construção de um espaço para eventos, uma vez que o Fazenda Vale das Águas recebe bastante demanda do segmento, mesmo sem dar tanta atenção ao nicho de mercado. “Também temos a ideia de construir um wine bar dentro de uma área dos cavalos. Seria uma adega inserida no mundo da equitação, concluindo o produto final do hotel fazenda,” revela Elian.

Expectativas

Sem ao menos considerar os oitos novos chalés, o empreendimento espera crescer 35% da receita até o final de 2023. “Para chegar neste número, esperamos atingir alta de 10% na taxa média de ocupação e 10% na diária média, impulsionados pelo número de feriados e parcerias do empreendimento”, afirma Elian.

“Nosso maior público é São Paulo e região do ABC, então as pessoas vêm de carro, pois não é tão longe e estão acostumadas com algumas horas de viagem. Por isso, o preço das passagens aéreas, que não tem previsão de abaixar, não nos afeta ou até nos ajuda”, avalia a gerente. “Os feriados podem ajudar, mas com mais opções, os hóspedes não têm muita urgência e acabam deixando para depois. Precisamos, portanto, implementar estratégias para antecipar essa venda para os feriados específicos”, finaliza Elian.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel Fazenda Vale das Águas