O novo normal se tornou praticamente um slogan da retomada e já é realidade. Enquanto o mercado busca se reequilibrar, o que a minoria quer agora é arriscar. Mas quando o assunto é o universo hoteleiro, mudanças são necessárias e indispensáveis.
É bem provável que muitos empreendimentos ainda performem com baixas ocupações, enquanto hoteleiros seguem quebrando a cabeça para enxugar custos e manter as contas em dia. Com o turismo altamente afetado pelas restrições, isolamento social e economia em crise, vale ressaltar alguns pontos de atenção.
Buscar novas formas de gestão de hospedagem pode ser o divisor de águas para que nem o hotel ou seus clientes sejam prejudicados. Como já falamos aqui, terceirizar o atendimento ao hóspede, por exemplo, pode trazer benefícios como diminuição de gastos, escalabilidade do setor e uso de tecnologias.
Com a vacinação ganhando tração e a espera por uma demanda reprimida, A C2C Services, empresa que oferece soluções para redução de custos, atendimento, captação de clientes dentre outros serviços para a hotelaria, enumerou 10 mandamentos para uma boa gestão de hospedagem no novo normal.
Novo normal: como fazer uma boa gestão
1. Limpeza e higiene passaram a ser critérios mais intensos na percepção de valor dos clientes, além dos cuidados devido a pandemia preocupe-se em se diferenciar e entregue algo que passe mais segurança ao seu cliente;
2. Acompanhamento intenso e rápida resposta sobre as avaliações dos clientes TripAdvisor, Google Local Guides, Reclame Aqui e similares., se certifique de que todos os clientes sejam respondidos e suas reclamações resolvidas na medida do possível, assim quando outros forem te avaliar perceberão sua preocupação no bem estar de cada um;
3. Estratégia de marketing adequada, quem não é visto não é lembrado, invista em marketing digital, afinal a maioria dos clientes estão a sua procura pela internet então se destaque em meio aos outros concorrentes;
4. Dedique esforços em serviços ligados diretamente à experiência do cliente durante sua hospedagem. Como você pode se tornar inesquecível para o cliente? Um bilhete personalizado, um brinde no check-out? Não se limite ao atendimento padrão ou seu hotel será só mais um entre tantos;
5. Estrutura de custo enxuta com possibilidade de escalar em momento de maior ocupação;
6. Terceirize todos os serviços que puder, elimine os passivos, nem todos os serviços precisam estar no seu controle se optar por bons profissionais isso pode agilizar e melhorar seu resultado em outras áreas;
7. Quebre paradigmas, tome ações diferentes e seja criativo. Você já percebeu que inovação é a palavra da vez, né? Então pense diferente, aja diferente, faça com que seu hotel seja lembrado e indicado para outras pessoas;
8. Tenha dados e estatísticas gerenciais de todas as rotinas do hotel, exija das empresas terceirizadas indicadores de produtividade e performance. É assim que você consegue ver de forma clara e simples o que funciona ou não dentro do seu hotel;
9. Humanize o atendimento, hoje em dia mesmo a maioria das coisas serem feitas digitalmente sempre existe uma forma de trazer o calor e a receptividade humana, assim seu cliente poderá se sentir mais confortável;
10. Contrate serviços de central de reservas 24h por dia e 7 dias por semana. Uma estrutura de atendimento humanizado para seu cliente falar quando quiser por telefone, e-mail e WhatsApp.
Para saber mais sobre os serviços da C2C Services, entre em contato pelo email [email protected].
(*) Crédito da foto: reprodução