O modelo de hospedagem sustentável ainda caminha a passos lentos no Brasil, com empreendimentos menores se destacando em operações de baixo impacto. Entrando para o hall de hotéis Lixo Zero, o Hotel Paraíso das Águas, localizado em Bonito (MS), recebeu a certificação de boas práticas ambientais.
Vale acrescentar que a certificadora é a única do país homologada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, além de administrar a Certificação e a Academia Lixo Zero. Em parceria com a Co.Circular, desenvolvem a metodologia Zero Waste International Alliance, criada nos EUA.
Para Silvia Schmidt, sócia-proprietária do hotel, o reconhecimento é motivo de muita satisfação, pois é resultado de um trabalho iniciado há três anos que envolveu toda a equipe. Ela explica que resolveu aderir a metodologia no início da pandemia da Covid-19, em razão das restrições sanitárias e fechamentos das empresas.
“Foi uma situação inusitada ter que fechar um estabelecimento comercial. Em contrapartida, tivemos tempo para pensar no que realmente era importante, pois estamos em um caminho de destruição do planeta e temos que mudar com urgência”, avalia a empresária.
Outra análise que impulsionou o desejo de Silvia em participar da certificação Lixo Zero foi o uso indevido do termo ‘sustentável’. “É preciso desassociar a imagem de não ser sustentável com falta de qualidade. O conceito de sustentabilidade é amplo e se modifica de acordo com a natureza do negócio. Desse modo, ser sustentável não é só fazer reciclagem. Essa ação é importante, mas deve ser realizada com eficiência, incluindo cuidados com o meio ambiente, saúde financeira da empresa e qualidade de vida dos funcionários”, salienta.
Certificação Lixo Zero
Para receber o selo, os hotéis precisam atender diferentes pré-requisitos desenvolvidos pela Zero Waste International Alliance. A proposta é, por meio de auditoria, é averiguar se a gestão dos resíduos sólidos da empresa é realizada corretamente, por meio de um sistema de avaliação desenvolvido pelo Instituto.
O Hotel Paraíso das Águas contratou os serviços da Ciclo Azul, startup especializada em gestão de resíduos sólidos, consultoria ambiental e desenvolvimento de projetos técnicos. “Na primeira avaliação descobrimos que nosso ponto vulnerável era a geração de resíduos, afinal trabalhamos com serviço de hospedagem. No entanto, após adotarmos o plano de ação, conquistamos uma redução expressiva no volume, o que já nos rendeu o selo inicial do programa Lixo Zero”, detalha Silvia.
A auditoria realizada em maio no hotel avaliou os seguintes critérios: redesign, redução e reuso, compostagem, reciclagem, logística reversa, políticas lixo zero, inovação, controle e monitoramento.
A meta da empresária é organizar as ações e sistematizá-las, de modo que possa idealizar e implementar novos projetos. Silvia já vislumbra outras estratégias importantes, como a pegada ecológica. Vale esclarecer que é uma metodologia que avalia os impactos da ação humana sobre o meio ambiente.
“Trabalhar com as pegadas não é uma tarefa fácil, já que estão interligadas e avaliam: indicadores ecológicos, hídricos e de emissão de carbono (CO2). Por isso, agora que conquistamos a certificação Lixo Zero, é importante manter a equipe focada, para consolidar a mudança de pensamento e comportamento”, conclui.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel Paraíso das Águas