quinta-feira, 14/novembro
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Clientes do Hurb relatam dificuldade para reaver valores de pacotes

Os problemas no Hurb parecem estar longe de terminar. Segundo divulgado pela CBN, consumidores estão enfrentando dificuldades para reaver os valores investidos na compra de pacotes de viagens. De acordo com políticas da empresa, os pedidos podem ser cancelados na própria conta do cliente.

No caso de estorno para cartão de crédito, o prazo de devolução do dinheiro é de até 60 dias úteis. Os relatos, porém, são de não cumprimento das datas estipuladas e de pouco retorno das reclamações.

Em alguns casos, não há respostas mesmo meses depois do prazo estipulado para o estorno ter acabado. Segundo especialistas, as pessoas podem procurar o judiciário por causa dos descumprimentos da empresa.


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Em 2023, cerca de 20% das reclamações no portal consumidor.gov são referentes à dificuldades de cancelamento, atraso na devolução dos valores pagos, problemas de reembolso ou retenção de valores.

A empresa já enfrenta problemas desde o início do ano quando foi investigada pelo Ministério da Justiça depois de ter recebido cerca de 13 mil reclamações em apenas 11 meses. No começo de junho, a Secretaria Nacional do Consumidor suspendeu temporariamente a venda de novos pacotes com datas flexíveis. O objetivo era garantir a resolução dos problemas antes que novas vendas sejam realizadas.

Consequências

O advogado Marco Antonio Araujo Junior, membro da Comissão Nacional de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da OAB, explica que em caso de descumprimento dos prazos, os consumidores podem recorrer ao Procon e, sem resolução, procurar o judiciário.

“Não precisa esperar que a empresa de novo faça uma nova proposta e eventualmente, descumpra um novo prazo estabelecido. O consumidor pode procurar o poder judiciário e junto ao poder judiciário vai demandar uma indenização por danos materiais todo aquele valor que foi investido e não foi devolvido o serviço não foi prestado e eventualmente se conseguir demonstrar e provar pode até pedir uma indenização por danos morais”, conta.

Em nota, o Hurb reconhece os problemas, ressaltou que todas as questões foram mapeadas e estão sendo resolvidas para a regularização das atividades. A devolução do valor, segundo eles pode ser integral ou parcial e o meio depende da forma de pagamento usada na compra.

(*) Crédito da foto: Schutterstock