sábado, 21/setembro
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Hubber Clemente: hospitalidade além do arco íris

O mês de junho foi escolhido como mês do Orgulho LGBTQIAPN+ e também da celebração da diversidade devido à Rebelião de Stonewall , ocorrida em 28 de junho de 1969, fato que deu origem aos movimentos pelos direitos e visibilidade da comunidade LGBTQIAPN+. É importante sabermos a origem destes meses e datas para, além de celebrarmos, refletirmos e agirmos com o objetivo de gerar a justa e devida inclusão desta comunidade em todos os setores da nossa sociedade, inclusive no turismo e, consequentemente, na hotelaria e hospitalidade. A bandeira ou imagens ligadas ao arco íris surge da ideia do ativista e político Harvey Milk ao designer Gilbert Baker. Para eles, o arco íris com suas cores diversas era o melhor símbolo para representar a diversidade da comunidade.

A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil e outras entidades fazem, há anos, um belíssimo trabalho de conscientização e inclusão no país, mesmo sofrendo muito preconceito e resistência no começo, mas atualmente se consolidando como uma das potências do setor a nível nacional. No seu maior evento, a Parada do Orgulho LGBTQIAPN+, realizada no dia 11/06 deste ano em São Paulo, gerou receita de quase R$ 600 milhões e ocupação de quase 80% para a rede hoteleira. Este é só um exemplo de todo potencial que o turismo LGBTQIAPN+ tem, cada vez mais merecidamente consolidado com excelentes eventos e ações, apoiados por grandes empresas do setor.

Tudo que citei acima demostra a força das merecidas conquistas da comunidade no turismo brasileiro. Por outro lado, ainda sinto falta da inclusão dentro das empresas da hotelaria. Ainda temos poucos ocupando cargos de liderança e quando olhamos para o ” T ” (trans), ainda são exceções as inciativas de inclusão, principalmente profissional, que são urgentes, pois são muitos excluídos pelo preconceito cotidiano que os impossibilita de estudar, ter formação profissional. Essa realidade os afasta das oportunidades de emprego e renda. O setor da hotelaria/hospitalidade tem bom potencial de gerar oportunidades profissionais e, com ações estruturadas, pode proporcionar mudanças significativas para esta comunidade que tanto precisa.


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Promovendo a inclusão

Exemplos de iniciativas de inclusão estão cada vez mais próximos de empresas do setor do turismo e podem ser um benchmarking para a hotelaria. A OTA Booking.com lançou o selo Travel Proud, que destaca estabelecimentos que se comprometem a oferecer uma hospitalidade acolhedora para todas as pessoas, se certificando que terão pelo menos um representante exclusivo para garantir que a equipe esteja devidamente treinada para atender bem e de maneira inclusiva a comunidade LGBTQIAPN+. E, ao realizar esta ação, além de proporcionar ótimas experiências para o hóspede, consegue realizar pesquisas e dados para melhorias no atendimento, excelente exemplo de “Customer Diversity Experience”, tema do meu primeiro artigo aqui no Hotelier News. Outra excelente ação é a da Frigo Service para fomentar a inclusão de pessoas trans no mercado hoteleiro, por meio da capacitação e contratação de profissionais trans para numa segunda etapa direcioná-los para hotéis parceiros.

Duas ações que mostram que é possível incluir quando existe vontade e propósito. Precisamos pensar a inclusão na hospitalidade não apenas em datas ou meses comemorativos , é pensar e agir por ela todos os dias.

Hubber Clemente é fundador da startup Afroturismo HUB, focada na inclusão e diversidade racial no turismo, atuando a mais de três anos com o tema. Hoteleiro , com mais de 25 anos de carreira no setor, com atuação profissional na Accor, Blue Tree Hotels , Maksoud Plaza, Decolar e outras grandes empresas do turismo, hospitalidade. Especialista em vendas e marketing, com formações em Gestão de Viagens e Eventos Corporativos, Big Data, Design Thinking, Diversidade & Inclusão e LinkedIn Creator Acelerado.

(*) Crédito da capa: Arquivo pessoal