sábado, 21/setembro
InícioMercadoTurismo de Santa Catarina cresceu 17% nos últimos 12 meses, aponta IBGE

Turismo de Santa Catarina cresceu 17% nos últimos 12 meses, aponta IBGE

O reaquecimento do turismo em Santa Catarina é sinônimo de fortalecimento da economia. O setor cresceu 17% no estado nos últimos 12 meses, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), colocando a unidade federativa no quinto lugar com o maior incremento dentre os 12 estados analisados.

A PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), desenvolvida pelo IBGE, aponta ainda que o volume de atividades turísticas catarinenses está 26,4% acima do nível pré-pandemia em fevereiro de 2020.

Em entrevista ao portal NSC, Evando Neiva, secretário de Turismo de Santa Catarina, salienta que o segmento vem investindo em capacitações para melhor aproveitar as oportunidades.


LEIA TAMBÉM


“Somos um estado seguro, com muita cultura, belezas naturais e ótima gastronomia, sem deixar de falar nas experiências incríveis. Somos completos e esse crescimento será contínuo. Estamos construindo um calendário anual para promover o turismo na experiência de vários municípios catarinenses”, comenta o secretário.

Balanço nacional

De acordo com o IBGE, o setor de serviços do país cresceu 0,9% em maio após recuo de 1,5% em abril. Com o resultado, o segmento opera 11,5% acima dos níveis pré-pandêmicos, frente a fevereiro de 2020, e 2,0% abaixo do ponto mais alto da série histórica, alcançado em dezembro de 2022.

No acumulado do ano, a expansão foi de 4,8%, enquanto em 12 meses o avanço foi de 6,4%. Em maio, o índice de atividades turísticas subiu 4,0%, sendo este o segundo resultado positivo consecutivo, acumulando ganho de 4,7%. Com o resultado, o setor já opera a 5,6% acima dos índices de fevereiro de 2020 e 1,9% abaixo do ponto mais alto da série histórica, alcançado em fevereiro de 2014.

Frente a maio de 2022, o setor avançou 8,6%, impulsionado principalmente pelo aumento das receitas de empresas que atuam no ramo de transporte aéreo de passageiros, locação de automóveis, serviços de bufê, transporte rodoviário e agência de viagens.

(*) Crédito da foto: Divulgaçã/Prefeitura de Balneário Camboriú