sábado, 21/setembro
InícioMercadoConfiança do consumidor segue trajetória de alta em julho, diz FGV

Confiança do consumidor segue trajetória de alta em julho, diz FGV

O ICC (Índice de Confiança do Consumidor), medido pelo FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas) registrou alta de 2,5 pontos em julho em relação ao mês anterior, chegando a 94,8 pontos. Essa é a terceira alta consecutiva e o melhor resultado para o indicador desde janeiro de 2019, quando marcou 95,3 pontos.

Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre responsável pela divulgação do ICC, afirma que a alta da confiança do consumidor, retomada em maio, foi impulsionada principalmente pelo aumento do otimismo em relação aos próximos meses. O IE (Índice de Expectativas) teve alta de 3,4 pontos no mês, chegando a 107,4.

Outros dados

O ISA (Índice de Situação Atual), por sua vez, registrou alta de 1,1 ponto na mesma base comparativa, chegando a 76,4. Anna destaca que o incremento foi disseminado entre os diferentes quesitos analisados na pesquisa, com destaque para os indicadores que medem a situação econômica geral da família, que subiram 5,5 pontos, atingindo 123,9.


LEIA TAMBÉM


Esse foi o resultado mais expressivo desde fevereiro de 2019. Já os indicadores que medem a situação financeira futura subiram 3,7 pontos, para 105. A economista atribui a boa avaliação ao recuo da inflação, à recuperação da renda do trabalho e às expectativas em torno do início do Desenrola, programa do governo federal para renegociação de dívidas.

“Atualmente, o maior obstáculo para a recuperação mais robusta da confiança do consumidor parece ser o cenário de endividamento e inadimplência, agravado pelos juros elevados”, finaliza Anna.

(*) Crédito da foto: Unsplash