O turismo corporativo segue seu curso de altas consecutivas em maio. A ALAGEV (Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas) revela, na edição mais recente do LCV (Levantamento de Viagens Corporativas), que o setor atingiu o faturamento de R$ 9,3 bilhões, maior número registrado no mês desde 2015. O estudo registra, no acumulado do ano, saldo positivo em 20%, que representa incremento de R$ 7,16 bilhões.
Realizado pela FecomercioSP em parceria com ALAGEV, o relatório utilizou dados do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central ), indicador antecedente do PIB (Produto Interno Bruto), elaborado pelo Banco Central.
O crescimento vem sido notado há um tempo, afirma Giovanna Jannuzzelli, diretora executiva da ALAGEV. “Desde o início do ano notamos um crescimento recorde dos resultados considerando os últimos oito anos. As viagens corporativas devem continuar nesse ritmo no médio e longo prazo, pois, até o momento, não há variáveis que gerem preocupação para desestabilizar esse cenário. A perspectiva é de manter esse aumento, ainda que com porcentagens menores”, comenta.
Cenário favorável
De janeiro a maio deste ano, a economia brasileira cresceu 3,61%, apresentando incremento em diversos segmentos, desde o agronegócio até o setor de serviços, e o cenário favorável ajuda a explicar o crescimento expressivo do turismo corporativo.
A tendência de estabilidade nos preços e previsibilidade para o planejamento ao longo do ano foi sinalizada no LACTE 18, realizado pela ALAGEV em março deste ano. De acordo com o LCV, essa tendência continua favorável, e em grandes centros, como São Paulo, a disponibilidade de espaços para o segundo semestre é limitada.
No aspecto macroeconômico, a redução de juros que se alinha para a reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária), prevista para o início de agosto, impulsiona um ciclo de expansão de investimentos, beneficiando o setor do turismo.
(*) Crédito da capa: Cameron Casey / Pexels
(**) Crédito do infográfico: Divulgação / ALAGEV