sexta-feira, 15/novembro
InícioMercadoEventos aquecem hotelaria de Campinas

Eventos aquecem hotelaria de Campinas

A retomada dos eventos tem sido crucial para elevar a demanda hoteleira em diversas regiões do país. Exposições, festivais e feiras, como a Expoflora e o Jaguariúna Rodeio Festival, atraem multidões de visitantes, que injetam significativas somas de dinheiro nas economias locais. Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), esse fluxo turístico significa também reaquecimento da procura por hospedagem, visto que a ocupação hoteleiro apresentou recuo nos últimos meses.

Muito além do setor hoteleiro, os eventos têm efeito dominó em diversas áreas da economia. Desde transporte até sonorização de shows, mais de 40 segmentos econômicos experimentam uma onda de prosperidade durante esses momentos. 

Impacto dos eventos

O impacto no setor alimentício é notável. A Abrasel-RMC (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas) está projetando incremento de R$ 44 milhões nos bares e restaurantes da região. Cada visitante, com um tíquete diário média de R$ 100, contribui para esse aumento, sendo que muitos estendem sua estadia, impulsionando ainda mais o consumo.


LEIA TAMBÉM


Com estimativas de atrair até 440 mil visitantes em 2023, a Expoflora, feira de flores e plantas ornamentais da América Latina, torna-se um ímã para turistas de diversas partes. Os efeitos são sentidos em um raio de até 180 quilômetros (km) de Holambra, a cidade-sede da feira, conforme revelam dados do CRC&VB (Campinas e Região Convention & Visitors Bureau) e da Abrasel.

Em relação à hotelaria, a expectativa é de boa demanda, e os números falam por si. Segundo as estimativas das duas entidade, a expectativa é que de R$ 110 milhões a R$ 140 milhões sejam movimentados em reservas e consumo nos hotéis da região, somente durante os finais de agosto e setembro.

Destacam-se também os impactos do Jaguariúna Rodeio Festival, que atraiu cerca de 40 mil turistas nos dois últimos finais de semana de setembro de 2022.

Douglas Marcondes, diretor de Hotelaria do CRC&VB, ressalta que um terço do público da Expoflora prolonga sua estadia, explorando cidades vizinhas e desfrutando do turismo gastronômico. Esse fenômeno não apenas aumenta a ocupação hoteleira, mas também contribui para a criação de empregos temporários. A necessidade de serviços de arrumação, atendimento, limpeza e recreação nas hospedagens acarreta em uma oferta adicional de 200 a 300 empregos por final de semana durante o mês de setembro.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Vitória Hotel