segunda-feira, 23/setembro
InícioArtigosSolange Ciavatta: Oferecer hospitalidade em meio a eventos climáticos extremos

Solange Ciavatta: Oferecer hospitalidade em meio a eventos climáticos extremos

Estamos diante de eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes. No Brasil e no mundo, a cada nova estação, presenciamos ou acompanhamos à distância chuvas com intensidade volumosa em períodos curtos, o que têm acarretado muitos transtornos. De certa forma ficamos perplexos e sabemos que isso está ligado ao aquecimento global. Também sabemos que o modo de vida da humanidade é insustentável. Onde isso vai nos levar? Onde vamos nos levar? É preciso tomar decisões, e de forma rápida. Acredite, isso é possível!

Olhando para o turismo e hospitalidade, podemos iniciar a reflexão pensando que é um mercado feito principalmente por pessoas recebendo pessoas. Um empreendimento hoteleiro não vive sem as atrações turísticas e as mesmas não vivem sem hospedagem. Portanto, é preciso olhar ainda mais para o meio em que as propriedades hoteleiras estão inseridas e esse olhar tem que ser mais abrangente. O planeta gira e nos tempos atuais se tem acesso a toda e qualquer informação de maneira quase instantânea.

Sendo assim, o planejamento deve ser estruturado levando-se em conta o meio, a sociedade e como gerenciar as variáveis dessa dinâmica. Onde eu quero chegar e levar seu pensamento? Em Meio ambiente, Sociedade e Governança. Claro, não estamos falando de MSG, mas sim de ESG. Se vamos usar essa sigla de forma a ter um olhar ecológico, para todo o sistema, para o planeta, para a sociedade, vamos fazer isso evitando o greenwashing.


LEIA TAMBÉM


Se você está pensando e já executando um plano de sustentabilidade, com um profissional já contratado para o cargo ESG ou similar, vale a pena ter atenção para o básico, a sociedade. A começar pelo seu time de colaboradores, seu principal capital. Você conhece sua equipe, de onde vem, que vida tem para além do hotel? A importância da capacitação já faz parte dos planos de ação do departamento de recursos humanos. Tudo começa na contratação:

  1. Nas contratações, sua empresa é inclusiva com relação à diversidade?
  2. Procura incentivar os colaboradores a se atualizarem?
  3. Valoriza a comunidade do entorno do empreendimento?

Parecem perguntas básicas, e são! Às vezes o básico passa despercebido, atenção plena se faz necessário.

Dentro das atividades de integração de sua equipe está incluso a exposição clara do seu plano de gestão de resíduos? Mudar o olhar dos colaboradores, o lixo é resíduo e definitivamente esse é o melhor começo, o que vai mudar toda a relação. A total integração do grupo com o local de trabalho e o entorno tem que ser precedida do entendimento de cada integrante de seu papel social. Quando fazemos qualquer atividade conscientes de nosso papel social, nossa entrega a esse labor será bem diferente.

Para estar atento ao funcionamento da atividade de bem receber é necessário ter naturalidade no dia a dia. Podemos começar refletindo nos 5 Rs, ou cinco erres:

REPENSAR – a cada nova atitude de consumo de bens naturais ou manufaturados. Perguntas como: De onde vem esse bem? Eu preciso? Posso obter de maneira mais sustentável? E tantas outras perguntas nesse sentido devem ser feitas.

RECUSAR – dentro da análise feita quanto a atitude de consumo, que se tenha a coragem de recusar a próxima “aquisição”. Se não preciso, posso viver sem.

REDUZIR – um exemplo básico e simples é recusar o próximo copo descartável e ter seu copo ou caneca reutilizável. Um copo a menos no processo faz diferença se somado aos próximos copos que você iria usar.

REUTILIZAR – assim como a utilização do copo ou caneca, outros itens poderão ter função por mais tempo. As famosas sacolinhas plásticas podem ser substituídas e uma reutilizável entrar em seu lugar. Tente não dar espaço para o pensamento rápido e comum “não consigo carregar uma sacola reutilizável comigo”. Existem opções de sacolas dobráveis e compactas, é possível.

RECICLAR – aqui entramos na maior importância da gestão de resíduos, que nos levarão naturalmente ao primeiro R.

Agradeço ter acompanhado essas palavras, elas vão ecoar dentro de cada leitor. Vamos trabalhar, há muito a ser feito para que tenhamos momentos únicos, em contato com lugares paradisíacos, na melhor companhia e sendo recebidos com aquele sorriso tão bom que nos abraça.

Bacharel em publicidade e propaganda pela FAAP, Solange conta com mais de 20 anos de experiência em diversas mídias, especializada em mídia digital, atualmente cursa Gestão Ambiental pela USP e atua numa OSCIP dedicada a ética ambiental e social.

Contato: [email protected]

(*) Crédito da capa: Arquivo pessoal