Globalmente, a hotelaria e a indústria de viagens estão se adaptando à ascensão da tecnologia de realidade virtual, incluindo o metaverso, e tentando entender o que tudo isso significa. Neste cenário, toda a cadeia está se preparando e buscando se adequar a essa que pode ser a maior nova oportunidade de crescimento, devido ao seu potencial de viabilizar novos modelos de negócio, aponta o Hospitality Net.
Além disso, o metaverso será capaz de fomentar novos produtos e serviços, além de atuar como um canal de engajamento tanto para empresas, quanto para consumidores. O impacto potencial da tecnologia varia de acordo com a indústria, mas acredita-se que ela terá implicação em todos os segmentos do mercado.
As empresas que já alavancam o metaverso podem construir vantagens competitivas duradouras. No contexto da hotelaria, os líderes das companhias devem desenvolver uma postura estratégica, definindo metas e o papel que desejam desempenhar nesse espaço, além de examinar o comportamento do usuário e estudar maneiras de incorporar o metaverso no modelo operacional de cada empreendimento.
Mudança de cultura
Dentro desse processo de adaptação, parte da força de trabalho precisará ser requalificada para se adequar aos novos recursos e não competir com eles. De modo geral, a hotelaria tem uma boa oportunidade em termos de envolvimento do cliente, desde o momento da reserva até o check-out, garantindo experiências diferenciadas.
E os benefícios não se resumem apenas ao front end. A inserção do recurso no dia a dia dos empreendimentos permitiria de transações simples até negociações com fornecedores. Um exemplo disso é o portal desenvolvido pela startup norte-americana Lavenirai, que permite treinamentos para negociações 24h por dia, de qualquer lugar e abordando diversos perfis de negociação.
Para a hotelaria, o passo mais importante é começar, conhecer e se aprofundar no metaverso. Com as iniciativas certas, o setor pode ter vantagens competitivas significativas.
(*) Crédito da capa: ukblacktech/Unsplash