domingo, 22/setembro
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Hotelaria investe em renovações e conversões na América Latina

De acordo com relatório divulgado pela LE (Lodging Econometrics), os projetos de reforma aumentaram significativamente na hotelaria da América Latina no primeiro trimestre de 2023, surgindo como alternativa à queda do pipeline registrada no período, fechando em 62 empreendimentos e 11,7 mil quartos. As conversões de marca, por sua vez, aumentaram 22% por projetos e 6% por UHs na comparação anual, chegando a 67 propriedades e 9,4 mil acomodações.

Esse cenário é apoiado por dois grandes fatores. Primeiro, as a alta da inflação e dos juros reduz o apetite dos desenvolvedores imobiliários por novos hotéis. No Brasil, por exemplo, a taxa básica de juros foi mantida em 13,75% pelo Banco Central e, apesar de haver expectativa de queda para 12,5%, ainda é um percentual alto.

Segundo, esse movimento acaba por aumentar o número de conversões e reformas. Combinadas, as conversões de marca e os projetos de renovação aumentaram 63%, para um total de 129 projetos e 21,1 mil quartos no fechamento do trimestre. No período, as reformas e conversões de luxo e alto padrão representavam 47 empreendimentos e 8,7 mil quartos, ou 36% dos projetos de conversão e 41% das UHs no mesmo recorte. Em uma base percentual, a atividade de renovação e conversão nessas duas escalas de cadeia teve alta de 56% em hotéis e 29% em apartamentos.


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Outros dados

No primeiro trimestre desse ano, a hotelaria da América Latina contava com 13 novas unidades, totalizando 2.053 quartos, abertos em toda a região. Os analistas da LE preveem outros 83 novos projetos hoteleiros, com 16.015 quartos para abrir entre o segundo e quarto trimestres, totalizando 96 novos projetos, com 18.068 acomodações, com abertura prevista até o final do ano. Para 2023, a projeção é de que 100 novos hotéis (15.007 quartos) abram região.

(*) Crédito da capa: Renan/Unsplash