Natural de São Paulo, Karla Masetti é uma cidadã do mundo que adora colocar o pé na estrada para descansar e se encantar com novas paisagens e culturas. E quando não está viajando, a gerente geral do Hotel Nacional passa o tempo com seus outros amores, que no caso são seus 11 sobrinhos.
Morando no Rio de Janeiro, a profissional formada em Hotelaria atua há mais de 20 anos no setor. E foi neste cenário que conheceu seu marido, também hoteleiro e carioca da gema. Além de gerenciar o icônico empreendimento da Cidade Maravilhosa, Karla também é personal e kidscoach nas horas vagas.
A gerente iniciou sua carreira no THG (Transamerica Hotels Group) e esteve à frente de grandes empreendimentos da Atlântica Hotels. Agora, Karla Masetti tem a missão de tocar um dos hotéis mais famosos da capital fluminense.
Reaberta em 2019 em uma festa que marcou a hotelaria do Rio de Janeiro, a propriedade passou a ser distribuída pela VOA Hotéis este ano. E a gerente afirma que as expectativas para o segundo semestre são as melhores possíveis.
Três perguntas para: Karla Masetti
Hotelier News: O Hotel Nacional mal reabriu as portas e já veio a pandemia. Como a crise impactou o novo momento do empreendimento?
Karla Masetti: O Hotel Nacional reabriu em setembro de 2019 e foi um espetáculo memorável. Surfou nas ondas das férias, Réveillon e Carnaval de 2020, com alta ocupação, e a surpresa de quem ainda não conhecia o produto após a incrível reforma em 2016. Logo veio a pandemia e o hotel se manteve aberto e confiante no mercado, porém naquele momento, foi preciso minimizar e gerenciar custos de forma rápida para otimizar o caixa. As equipes foram remanejadas, procurando sempre manter a qualidade no serviço, e nos preparando para receber os hóspedes, seguindo todos os protocolos de segurança.
HN: A propriedade é conhecida como uma das mais icônicas da hotelaria carioca. De que forma a fama do hotel vem ajudando na retomada?
KM: O Hotel Nacional foi inaugurado em 1972, com projeto do renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Seus jardins foram idealizados pelo genial paisagista Burle Marx. O hotel foi palco de celebridades como Michael Jackson e de festas históricas na década de 70, e renasceu completamente modernizado, porém, com sua marcante história preservada. A fama do empreendimento impacta diretamente a experiência do hóspede, desde a sua chegada ao lobby, quando se depara com o lustre de 12 metros de comprimento, todo feito de papel machê de autoria do artista Pedro Corrêa de Araújo. Quando sentado embaixo da luminária, o hóspede consegue ver as caudas de sereias e os pingos d’água entre suas curvas, representados pelas gotas de cristal penduradas. Ainda no lobby, se depara com a obra do artista argentino Carybé nas paredes de concreto, que contam a história da Bahia, seu grande amor. Enfim, o encanto é a palavra mais citada pelos corredores do hotel.
HN: Quais as expectativas para o segundo semestre? Qual o perfil de público que o Hotel Nacional vem recebendo
KM: O segundo semestre vem com a grande expectativa de imunização da população e o fato de conhecermos a forma de atuação da doença nos faz mais assertivos com relação à proteção dos nossos hóspedes, trazendo mais sensação de segurança. Notamos que, com todos estes fatores, há uma nova demanda aparecendo, focada no leisure. Com o isolamento a que todos fomos submetidos, sentimos que as famílias estão procurando sair aos poucos de casa para se hospedar nos hotéis para relaxar, em busca de serviços exclusivos e experiências únicas. Pensando nesta demanda e na nova vocação do hotel, inauguramos no mês de julho o Espaço Kids, com 200 metros quadrados de área especialmente pensada para crianças, e que leva as assinaturas das educadoras Paula Pitangueiras e Ticiane Barros. É ao mesmo tempo lúdico e educativo, conta com teatrinho, parede de escalada, jogos interativos e ainda com espaço para pequenas festas infantis. Em meados de setembro teremos novidades com a abertura de mais um restaurante no 30º andar com uma vista de tirar o fôlego. O foco do Hotel Nacional atualmente é atrair as famílias para curtir um “resort urbano” com spa, academia, deliciosos bangalôs no jardim de 3 mil metros quadrados de área livre e aberta, e na piscina com serviços exclusivos para casais e famílias. Desta forma nos tornamos a melhor opção para férias e passeios inesquecíveis.
(*) Crédito da foto: arquivo pessoal