Marcando presença na WTM-LA deste ano, realizada em formato digital, a Iberostar Hotels & Resorts vem demonstrando uma postura otimista quanto aos resultados para 2021. A rede espanhola, que encerrou o primeiro trimestre com uma ocupação considerada satisfatória pela gestão, pretende chegar aos patamares de 2019 ainda este ano.
De acordo com Orlando Giglio, diretor da Iberostar para o Brasil e América Latina e expositor na WTM-LA, os números do primeiro semestre ficaram dentro do esperado tanto para os resorts quanto para o navio. “Foi exatamente como havíamos previsto, tanto no primeiro quanto no segundo trimestre. Tivemos que alterar a reabertura do navio, mas que registrou uma excelente ocupação. As reservas estão caminhando aos finais de semana e de forma ainda um pouco tímida para durante a semana”.
Outro fator que alimenta o otimismo da rede é a reabertura do setor de eventos. Desde o dia 1º de agosto, os empreendimentos tiveram o sinal verde para receber até 500 pessoas. “Antes, não podíamos ter mais de 200 convidados nos centros de convenções. Essa alteração nos ajuda muito. Também estamos observando as procuras pelo Réveillon, que devem aumentar no segundo semestre”, acrescenta Giglio.
Sobre as ocupações, o executivo explica que, devido ao número limitado de hóspedes, as comparações acabam sendo defasadas. Entretanto, ele afirma que a rede planeja igualar seus índices aos níveis pré-pandemia ainda este ano. “Vamos fazer o possível. Nossa maior dificuldade no momento é o aéreo, que ainda está sofrendo muitas alterações e os preços também não estão colaborando”. Diante dos empecilhos, o principal público se manteve oriundo do mercado regional.
WTM-LA: estratégias mantidas
Com a chegada da segunda onda, a empresa, como o restante do mercado, sofreu diversos cancelamentos e adiamentos de reservas. Apesar dos baques, Giglio destaca que a Iberostar vem buscando equilibrar custos. “Nosso caixa atualmente é um caixa viável. Não fizemos nenhuma loucura e mantivemos nossos colaboradores. Nossa distribuição está atuando com ofertas, operadoras e tarifas dentro do site. Estamos trabalhando como sempre. Não mudamos nada em nossa estratégia”.
Para engordar o caixa, a rede está se preparando para a Black Friday como forma de antecipar as vendas. Os feriados do segundo semestre, como o da Independência, devem auxiliar na retomada. “Estamos buscando antecipar as vendas e preferimos ter menos ocupação, porém com bons serviços. Os feriados vêm performando bem, mas não podemos vender o hotel inteiro. Acreditamos em um segundo semestre melhor com o avanço da vacinação e retomar os índices a partir de novembro”, complementa.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Iberostar Hotels & Resorts