quinta-feira, 14/novembro
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A&B: como impulsionar os pontos de vendas nos hotéis?

Em 2024, um dos temas mais discutidos na hotelaria é a importância de desenvolver novas fontes de receita dentro dos empreendimentos. Nesse contexto, o segmento de A&B (Alimentos & Bebidas) ganha destaque, pois a gastronomia oferece grande potencial de rentabilidade, além de enriquecer a experiência dos hóspedes e funcionar como um diferencial competitivo.

Assim, encontrar formas de impulsionar os pontos de vendas de A&B tornou-se uma prioridade, e quem se antecipa obtém os melhores resultados. O Hotelier News conversou com especialistas para identificar as estratégias adotadas pelos hotéis para garantir maior lucratividade.

Edinalva de Jesus Silva, gerente de Bar e Restaurante do Hotel Unique, afirma que o destaque do A&B está diretamente ligado à possibilidade de personalizar experiências. Ela ressalta que a equipe do hotel trabalha com cardápios pensados para atender diferentes expectativas. “Oferecer opções aos hóspedes é uma das maneiras mais eficazes de impulsionar o negócio”, afirma.


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A&B- Edinalva
Edinalva ressalta papel do A&B na hotelaria

A executiva também destaca que as restrições e preferências dos hóspedes são usadas como oportunidades para desenvolver cardápios direcionados. “No Unique, mantemos uma operação dinâmica que permite levar o serviço de A&B a diferentes áreas do hotel, garantindo qualidade, sabor e variedade. Isso incentiva as vendas e oferece aos clientes liberdade para escolher onde e o que consumir”, complementa.

Além disso, Edinalva explica que atualmente 55% do cardápio é voltado para dietas especiais, incluindo opções vegetarianas, veganas, para celíacos e intolerantes à lactose. Dessa forma, é possível atender a uma gama maior de paladares, ampliando a atratividade e potencializando as vendas.

Estratégias para alavancar as vendas

Raphael Hoelz, diretor de Operações do Grand Hyatt Rio, reforça que, para aumentar as vendas de A&B, é essencial aprimorar a experiência dos hóspedes. “Hospitalidade envolve personalização e um serviço dedicado ao indivíduo. Para isso, é fundamental conhecer o perfil dos clientes e utilizar o histórico de estadas anteriores para personalizar o atendimento”, explica.

Raphael Hoelz
Executivo do Grand Hyatt RJ aponta marketing como aliado

Hoelz também destaca que pacotes atrativos em datas comemorativas e promoções sazonais despertam o interesse dos hóspedes em vivenciar experiências completas. “O marketing precisa estar alinhado com essas ações, com campanhas voltadas para o público certo”, acrescenta.

Segundo ele, o ambiente digital tem se mostrado cada vez mais eficiente, facilitando a comunicação e alinhando o hotel às tendências do mercado. “Quando escutamos nossos clientes e levamos em conta suas opiniões, eles se sentem valorizados, o que fortalece a fidelização e transforma o cliente em um embaixador da marca”, observa.

Inovação

Olivier Hick, COO da Accor para as divisões Premium, Midscale & Economy no Brasil, ressalta que o A&B é um pilar essencial na experiência dos hóspedes da rede. Atualmente, a Accor opera 1,2 mil bares e restaurantes nas Américas, com mais de 20 conceitos gastronômicos exclusivos.

Olivier Hick
Hick detalha estratégia da Accor

“Nossa estratégia integra entretenimento ao A&B, criando o conceito de E&A&B (Entretenimento, Alimentos & Bebidas). Queremos posicionar esses espaços como destinos atrativos tanto para hóspedes, quanto para o público local, oferecendo experiências que combinam qualidade gastronômica com identidade cultural e demandas regionais”, analisa Hick.

A rede também investe em conceitos gastronômicos para seus hotéis econômicos. Exemplos são o Sponta Pizza Bar, do ibis Budget Jardins, e o B/Side – Burgers & Bowls, do ibis Budget Paulista. Hick destaca que essas iniciativas não apenas melhoram a experiência dos hóspedes, mas também aumentam a receita, com expectativa de crescimento entre 30% e 40%.

Ele cita o case do ibis Budget Paraíso como exemplo de sucesso. “Antes, o hotel oferecia apenas itens de conveniência, mas, ao introduzir almoço e jantar com ingredientes reaproveitados, registrou um aumento de 50% na receita”.

A&B como diferencial competitivo

Edinalva enfatiza que o A&B precisa ser estruturado como um diferencial para elevar a experiência dos hóspedes. “Um cardápio bem elaborado, com curadoria cuidadosa, é fundamental. Além disso, a equipe deve ser constantemente treinada e orientada, garantindo um atendimento padronizado e eficiente”, ressalta.

A gerente sugere que os hotéis valorizem parcerias com fornecedores locais e adotem práticas sustentáveis para criar uma jornada consistente. “É importante que os clientes saibam sobre essas iniciativas. A tecnologia também é uma aliada nessa aproximação, facilitando a comunicação e promovendo a singularidade da marca”, completa.

Hick destaca que reconhecer as mudanças no comportamento dos consumidores é essencial. “A personalização e as práticas sustentáveis são decisivas na escolha de um hotel. Além disso, oferecer serviços de autoatendimento aumenta a autonomia dos hóspedes, permitindo que escolham quando e como consumir”, explica.

A Accor também se empenha na redução do desperdício de alimentos. “Firmamos parceria com a startup Food to Save para repassar excedentes dos hotéis a preços reduzidos, incentivando o consumo consciente”, detalha Hick.

Para Hoelz, um departamento de A&B eficiente deve ser bem estruturado, com menus atraentes e ambientes convidativos. “O restaurante precisa instigar o cliente a se sentar e aproveitar a refeição. A equipe deve ser treinada para atuar como vendedora, sugerindo opções e melhorando a experiência do cliente”, observa.

Elevando a receita

Edinalva aponta que a busca por fornecedores locais e o controle de estoque são fundamentais para manter a competitividade e elevar as receitas. “A precificação e a elaboração cuidadosa dos cardápios são essenciais para garantir rentabilidade”, conclui.

Hoelz acrescenta que, em hotéis com várias unidades de A&B, como bares e restaurantes espalhados pelo empreendimento, é vital equilibrar a geração de receita com o controle de custos. “O gerenciamento financeiro precisa ser rigoroso, e o negócio deve sempre oferecer novidades para atrair o público”, analisa.

Hick, por sua vez, observa que, após a pandemia, os espaços gastronômicos dos hotéis ganharam destaque, revertendo a tendência de buscar experiências fora dos empreendimentos. “Hoje, é essencial atrair a comunidade local para os restaurantes, investindo em design sofisticado, bom atendimento, entretenimento e uma presença ativa nas redes sociais”, finaliza

(*) Crédito da capa: Freepik

(**) Crédito das fotos: Divulgação