sexta-feira, 15/novembro
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Influenciadores têm alto poder de conversão para o setor de viagens

Onipresentes em todas as redes sociais, os influenciadores mostram grande potencial de conversão para o segmento de viagens. O estudo The Creator Effect: Harnessing the Power of Collaboration in Travel, desenvolvido pela Phocuswright, aponta 67% dos seguidores de criadores de conteúdo consideram suas postagens úteis para dicas de férias — ficando atrás apenas dos perfis de agências de viagens online (70%) e amigos e familiares (72%).

Os usuários são mais propensos a tomar uma decisão de reserva ou visita devido às mídias sociais após consultar perfis de influenciadores no momento de planejamento de viagem. Cerca de 29% evidenciam uma postagem de um criador de conteúdo na pesquisa como um fator de conversão.

Dentre os respondentes, 72% afirmam que essas postagens afetaram suas decisões de viagens recentes. Neste sentido, os criadores de conteúdo apresentaram poder de influência, com resultados mais relevantes do que amigos e familiares (64%) ou OTAs (67%).


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Em junho, o relatório Social Media Usage Approach in Travel, também da Phocuswright, apontou que 57% dos viajantes utilizam as redes sociais para inspirar suas viagens. Já outros 62% afirmaram ter tomado uma decisão específica após ver postagens nessas plataformas.

Conteúdos pagos

Os respondentes também reconhecem que o conteúdo pago, seja colaborações de influenciadores ou anúncios mais tradicionais, desempenhou um papel proeminente em suas decisões de viagem. Outros 43% lembram de uma parceria ou colaboração com criadores de conteúdo que determinou uma escolha de férias.

Não está claro se colaborações e anúncios pagos superam o conteúdo orgânico porque são genuinamente mais eficazes ou por outros motivos. Parcerias de criadores podem parecer mais memoráveis, podem incluir postagens repetidas (ou postagens vindas de vários influenciadores trabalhando com a mesma marca) ou pode haver uma preponderância de conteúdo colaborativo ao ponto de inevitavelmente fazer a diferença na divulgação.

A taxa de colaboração de influenciadores que afetam os conversores é um indicador importante de que as parcerias com criadores podem ser extremamente eficazes, mas as marcas ainda precisam andar na corda bamba com suas escolhas de quando fazer parcerias e com quem.

É preciso entender qual a segmentação de público daquele profissional, seu potencial de influência e conversão, além de identificar se o criador de conteúdo faz sentido para a sua marca. Muitas vezes, um número alto de seguidores não significa aumento de demanda ou divulgação para a fatia certa de consumidores. Outro ponto a ser avaliado é o ROI em relação ao incremento de hóspedes no hotel, por exemplo.

Entre os seguidores de criadores de conteúdo, quase metade (49%) diz que confiará menos em uma conta se ela tiver muitas colaborações de marca ou anúncios.

Mesmo os influenciadores mais bem-sucedidos podem prejudicar sua marca pessoal se sobrecarregarem seu conteúdo com parcerias e anúncios. As empresas devem considerar como avaliar influenciadores que não apenas geram visualizações e engajamento, mas também são confiáveis ​​por seu público.

(*) Crédito da capa: Freepik