A hotelaria, de forma geral, vem repensando sua forma de elevar resultados. Diante de um mercado que demanda muito mais do que apenas hospedagem, os hotéis precisam reavaliar suas estratégias de rentabilidade. Neste ponto, uma das alternativas mais debatidas são as receitas auxiliares, que podem surgir de diferentes departamentos dos empreendimentos.
“Nos últimos tempos, venho reforçando em palestras e conversas com clientes a importância de os empreendimentos hoteleiros buscarem novas formas de maximizar lucros e potencializar a gestão, olhando também para geradores de receitas marginais. O cenário do setor é desafiador pois, além dos custos operacionais, o segmento convive com uma alta competitividade e comoditização das ofertas. Tudo isso ao mesmo tempo em que surgem tendências que estimulam novos comportamentos de consumidores”, analisa Claudio Cordeiro, diretor de Produtos para a Hotelaria da TOTVS.
Para o executivo, nunca foi tão importante o setor de hospitalidade olhar com atenção para estratégias que diversifiquem as fontes de receitas, visando aumento do lucro, redução da dependência dos serviços tradicionais e ampliação para novos públicos. Essa diversificação passa ainda por buscar fidelizar os hóspedes que, principalmente no pós-pandemia, demandam cada vez mais experiências diferenciadas e únicas.
“Uma das principais formas de receita marginal, inclusive para ser tão importante quanto de hospedagem, são os serviços de restaurantes e bares. Durante minha trajetória no mercado, já gerenciei hotéis onde a receita de gastronomia superava a de hospedagem. E vale destacar que as experiências gastronômicas contribuem tanto para fidelizar os hóspedes, como também atrair públicos de passagem”, enfatiza Cordeiro.
Sustentar uma oferta gastronômica atrativa vai muito além de contratar um chef renomado ou desenvolver um bom menu. Segundo Cordeiro, a estratégia também passa pela inovação. “O uso de tecnologia pode elevar – e muito – o nível do serviço oferecido pelos hotéis. Desde ferramentas que garantam a otimização dos serviços, com soluções de backoffice, PDV (Ponto de Venda) e delivery; até sistemas voltados a aprimorar a experiência dos clientes, como soluções de comanda eletrônica, cardápio digital, autoatendimento”, exemplifica.
Tendências
Oferecer certas comodidades e facilidades durante a estada podem ser igualmente estratégicos para os hotéis aumentarem o ticket médio dos hóspedes. Alguns exemplos são serviços de lavanderia, aulas especiais e individualizadas na academia, massagens e produtos de bem-estar no SPA.
A realização de eventos nas dependências do hotel também é outra excelente oportunidade de diversificação de lucro, já que o setor está mais aquecido do que nunca e é uma oportunidade de lucrar com o aluguel do espaço, buffet e hospedagem dos convidados.
Uma tendência que vem chamando a atenção também é a modalidade de day use, que sem dúvidas tem potencial de trazer uma valiosa receita para os negócios. “Essa oferta vem ganhando cada vez mais espaço no mercado hoteleiro internacional e, na minha visão, ainda tem muitas oportunidades de crescer no Brasil, afinal é atrativa tanto para viajantes que estão com orçamento mais apertado, quanto para moradores que desejam aproveitar um momento off e de relaxamento sem se afastar tanto assim de casa”, pontua Cordeiro, que destaca a necessidade de investir nas experiências incluídas no pacote, como alimentação, piscina, academia, monitoria para as crianças,etc.
“O uso de dados aqui é trunfo poderoso, pois possibilita analisar o perfil de quem busca pela modalidade e criar pacotes customizados.Seguir fazendo algo sempre da mesma forma dificilmente levará a novos resultados. Por isso, deixo uma provocação para os gestores hoteleiros: de quais formas criativas o seu hotel tem gerado novas fontes de renda? Em quais serviços é possível inovar? Quais experiências podem ajudar a tornar o seu empreendimento único e memorável? O mercado hoje exige que os negócios sejam cada vez mais disruptivos e inovadores, portanto é importante refletir e descobrir quais são as suas oportunidades para diversificar e ampliar a rentabilidade do seu negócio”, finaliza Cordeiro.
(*) Crédito da capa: Freepik
(**) Crédito da foto: Hotelier News