Paulistano da gema e corinthiano sofredor, como ele mesmo se define, Rodrigo Vaz gosta de pedalar por São Paulo e apreciar um bom pastel de feira com caldo de cana aos domingos. Pai de dois filhos, o diretor Comercial do Hot Beach Olímpia passa seu tempo livre ao lado dos amigos e da família.
Chef nas horas vagas, Vaz também é um sommelier amador de vinhos, por assim dizer. “Vendi vinhos por uma época e acabei aprendendo um pouco”, revela o executivo. E, como um bom profissional do turismo, não perde a oportunidade de fazer as malas e desbravar novos destinos.
“Viajar é a forma mais rica de acumular experiência, vivência, cultura, conhecimento, educação e relacionamento. São tantas coisas que as viagens nos proporcionam, que é um valor que tento passar para os meus filhos”, acrescenta Vaz.
Engenheiro de formação, o executivo sempre atuou na área Comercial. “Seja na parte de compra, vendas e negociação, meu foco é buscar resultados. Acredito que isso está no meu DNA e que me diferencia de alguma forma”, diz o profissional.
Vaz ingressou no turismo pela aviação, tendo atuado na Embraer e Latam. Em seguida, trabalhou com intermediários, como CVC e Decolar. “Estou na hotelaria há cinco anos, completando o ciclo dos principais pilares do turismo”, pontua.
Três perguntas para: Rodrigo Vaz
Hotelier News: Você chegou ao Hot Beach Parques & Resorts em março deste ano, assumindo a diretoria Comercial, que contempla também as áreas de Vendas, Marketing e Revenue Management. Como está sendo trabalhar para que os departamentos atuem de forma integrada com foco em resultados?
Rodrigo Vaz: Brinco que a chave do sucesso para a área Comercial, seja no turismo ou não, é a integração desses três pilares: Vendas, Marketing e Revenue Management. São departamentos que têm que ter suas independências e autonomias, mas sempre remando para o mesmo lado.
Mesmo pertencendo a diretorias diferentes, é importante que essas áreas estejam alinhadas e atuem de maneira coordenada. Acredito que este seja o principal ponto. No Hot Beach, como os setores estão sob o mesmo guarda-chuva, essa integração acaba sendo mais fácil.
Essa coordenação no nosso dia a dia, assim como o nosso ritmo, é muito em função da integração desses departamentos.
HN: A personalização das experiências é um dos pontos principais na satisfação do cliente. Como o Hot Beach desenvolve estratégias comerciais para atender as expectativas e particularidades dos hóspedes?
RV: Em primeiro lugar, estamos olhando para a experiência. Queremos e temos conseguido elevar o nível de entrega para o nosso cliente, e contamos com índices que apontam para isso. Nosso trabalho é integrado com os times de operação do resort e do parque, que consolidaram esse serviço.
A experiência começa na jornada de compra e, em seguida, no produto. Estamos de olho em diferentes segmentos de público, pois essa individualização nos interessa muito. Melhor idade, famílias com crianças, grupos de amigos e corporativo são segmentações que trabalhamos, mas em 2025 colocaremos maior foco nas viagens de negócios e eventos.
HN: Como o Hot Beach tem trabalhado para identificar mais oportunidades de crescimento de receita? Quais serão as prioridades para 2025?
RV: Acredito que essas estratégias estão conectadas às experiências que abordamos anteriormente. Vamos atuar com públicos segmentados, entregando experiências diferenciadas para um deles. Nosso objetivo é elevar a ocupação e diária média, mas também olhando para receitas extras, saindo do debate tarifário e identificando o incremento dos adicionais que podemos oferecer.
Majoritariamente, nossa prioridade será minimizar os efeitos da sazonalidade em 2025. Em feriados, finais de semana e férias performamos muito bem. Agora, vamos trabalhar com outros públicos e mercados para melhorar os resultados na baixa temporada, com eventos e corporativo para sair da dependência de férias e alta temporada.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Hot Beach Parques & Resorts