Uma inovação importante para a hotelaria brasileira foi anunciada para o próximo ano. Em 2025, ocorrerá a primeira pesquisa salarial voltada exclusivamente ao setor. Em uma parceria estratégica, a HotelConsult e a IDEE, empresa especializada em pesquisa salarial, uniram forças para realizar o levantamento, que incluirá hotéis de diferentes tamanhos e segmentos, localizados em cidades de várias regiões do país.
Lucila Quintino, CEO da HotelConsult, e Roberto Pissinatti, CEO da IDEE, vêm, desde o início do ano passado, convidando empreendimentos hoteleiros a participarem da pesquisa. Com coleta de dados prevista para janeiro, o estudo visa apresentar um relatório completo entre julho e agosto, ajudando as propriedades na definição de seus orçamentos anuais, geralmente discutidos no segundo semestre.
A iniciativa, com o objetivo de se tornar bianual na hotelaria brasileira, tem como meta principal oferecer um panorama preciso e atualizado de salários, benefícios e práticas de RH, ajudando o setor a ajustar suas políticas de remuneração com base em dados reais de mercado. Para garantir a confiabilidade e imparcialidade dos resultados, a pesquisa não foi encomendada por nenhuma rede específica.
Hotéis e redes ainda não contactados e interessados em participar podem entrar em contato com a HotelConsult pelo WhatsApp (11) 99121-1239 ou por e-mail em [email protected].
Mercado de trabalho
A pesquisa realizada pelas duas empresas será fundamental para fornecer um panorama detalhado do mercado de trabalho da hotelaria brasileira. Desde a pandemia, o setor enfrenta dificuldades para atrair e reter profissionais, uma vez que muitos precisaram buscar outros segmentos durante a crise e, mesmo após o relaxamento das restrições sanitárias, não retornaram aos hotéis.
Entre os fatores que contribuem para a evasão de profissionais estão a remuneração pouco atrativa e, sobretudo, a escala 6×1. Com isso, muitas empresas têm buscado alternativas para atrair talentos, como um ambiente de trabalho mais acolhedor, benefícios adicionais e jornadas com mais folgas.
O Hotelier News, inclusive, tem debatido o tema com diversos especialistas. Em entrevista anterior, Lucila comentou que, além da revisão de jornada e salários, é essencial investir em treinamentos e capacitações para garantir a excelência nas funções desempenhadas pelos profissionais.
(*) Crédito da foto: Pixabay