São 27 anos de hotelaria, além dos 46 de vida. Especialista em Manutenção Hoteleira, Sivanildo Gomes tem uma longa história com o setor, que começou quando o soteropolitano tinha 20 anos de idade.
Amante de artes marciais, tendo o jiu-jitsu como a modalidade preferida, Gomes conta com passagens por grandes empresas do segmento. Entre elas, estão Four Seasons, JW Marriott, Accor, Intercontinental, BHG e IHG. Há quase dois anos, ele fundou a Metodologia 1996 com a missão de ensinar e formar novos profissionais.
“Foi com apenas 15 anos que tive a primeira oportunidade de trabalhar na manutenção hoteleira. Foi amor à primeira vista. Logo nos primeiros meses, percebi que era aquilo que eu queria fazer. Porém, o que ninguém fala é que o gestor de manutenção não tem vida, ligam para ele no meio da madrugada para resolver problemas, tem pouco tempo com a sua família e para si, se abdica de muitas datas comemorativas para deixar o hotel funcionando. Resumindo: A vida de um gestor não é fácil”, escreveu Gomes em seu LinkedIn.
Três perguntas para: Sivanildo Gomes
Hotelier News: O olhar para a manutenção de um hotel ganhou um novo tom de importância no pós-pandemia. Se já era relevante ter o empreendimento em ordem, desde então, virou questão até de saúde. Dessa forma, quais foram as principais mudanças neste cenário pós-Covid-19 e como têm sido mostrados o valor desta área dentro das unidades?
Sivanildo Gomes: Antes mesmo da Covid-19, os cuidados com a manutenção do empreendimento para garantir a saúde dos funcionários e dos hóspedes já eram bem defasados; poucas companhias estavam trabalhando dentro das normas de segurança (NBR-17037). Quando veio a covid-19, os olhos se voltaram mais para a saúde do empreendimento, como o cuidado e a manutenção do sistema de ar-condicionado, por exemplo.
Porém, ao passar da pandemia, muitos empreendimentos foram relaxando em relação a cumprir as normas de segurança, como o PMOC. Como os órgãos competentes não têm braços suficientes para fiscalização, a punição não é algo que assusta os empreendimentos, e por isso vemos tantos hotéis sem o cuidado devido. Algumas empresas mais sérias, principalmente companhias internacionais, seguem à risca as normativas de segurança, garantindo assim a boa qualidade do ar e a saúde do empreendimento.
Porém, até mesmo em companhias onde os funcionários são obrigados a seguir todas as normas de segurança, alguns não seguem à risca, levando perigo à saúde das pessoas e até mesmo risco de serem autuados pelos órgãos competentes.
HN: Quais são os principais desafios para o setor de manutenção e por quê? Como driblá-los no dia a dia?
SG: Um dos grandes desafios hoje da manutenção hoteleira é a falta de profissionais capacitados para assumir a gestão dos hotéis. Já presenciei, nos meus 28 anos de manutenção hoteleira, muitas irresponsabilidades dos gestores por falta de procedimentos, planejamento e conhecimento do empreendimento. Tudo isso acaba gerando um atraso gigante nesse setor, porque qualquer falha na operação do hotel vai resultar em hóspedes insatisfeitos, má reputação da companhia e menos ganho financeiro. Sem sombra de dúvidas, a falta de conhecimento especializado para manutenção hoteleira é um dos grandes desafios dessa área.
Pensando nisso, no intuito de resolver esse problema, foi que em 2023 lancei a minha metodologia de gestão e manutenção hoteleira, onde ensino todos os pilares para uma manutenção eficiente e que entrega bons resultados.
HN: Sobre o seu livro, cite as três estratégias mais importantes, na sua visão, em relação à manutenção hoteleira.
SG: Os três pilares mais importantes são:
- Conhecimento da pasta de projetos do empreendimento: estar ligado diretamente a todas as disciplinas da engenharia que foram concebidas no projeto.
- Ter processos, planejamentos e planos de manutenção: para garantir a integridade do empreendimento e a satisfação do hóspede.
- Orçamento anual e investimentos: ter controle dos orçamentos do empreendimento e análise estratégica para investimento no patrimônio.
Não posso deixar de falar também sobre a inteligência emocional, que é um dos grandes fatores do sucesso.
(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal