quinta-feira, 14/novembro
InícioMercadoBrasileiro acusado de fraude em hotel de NY é considerado mentalmente incapaz

Brasileiro acusado de fraude em hotel de NY é considerado mentalmente incapaz

O brasileiro Mickey Barreto é acusado de morar durante cinco anos no Hotel New Yorker, pagando apenas US$ 200.

Imagine viver por cinco anos em um hotel de Nova York pagando apenas US$ 200. Parece impossível, mas aconteceu de verdade. Em junho de 2018, Mickey Barreto fez check-in no New Yorker, mais precisamente no quarto 2565. Operado pela Wyndham Hotels & Resorts, o empreendimento está localizado no coração de Manhattan e foi a casa do brasileiro nesse período. O que parecia muita sorte, na verdade, trata-se de um golpe, e recentemente o acusado foi considerado mentalmente incapaz pela Justiça.

Barreto responde a 24 processos, sendo 14 por fraude criminosa e os demais por descumprimento de ordens judiciais, segundo a Folha de São Paulo. Ele é acusado de criar um esquema fraudulento, aproveitando-se de brechas nas leis municipais para não só morar no hotel sem pagar, mas também reivindicar a propriedade do prédio de 42 andares.

O laudo que declara o brasileiro mentalmente incapaz para ser julgado foi apresentado em 6 de novembro. Ele tem agora sete dias para iniciar tratamento psiquiátrico hospitalar. Caso contrário, uma audiência marcada para a próxima semana poderá forçá-lo a se tratar.


LEIA TAMBÉM


Entenda o caso

Barreto foi preso em fevereiro, mas foi liberado após pagamento de fiança. Em maio, o tribunal determinou que ele passasse por uma avaliação psiquiátrica. Os peritos concluíram que ele não compreende totalmente os procedimentos criminais e que sofre de doenças mentais e dependência química.

Desde então, o brasileiro vem se tratando em um hospital de Nova York e deverá passar por nova perícia para determinar se houve progresso suficiente para que ele possa ser julgado. Em entrevista à Folha em março deste ano, Barreto mencionou teorias da conspiração e negou o diagnóstico de problemas mentais.

Ao longo dos anos, o hóspede concedeu diversas entrevistas ao New York Times. Alternando entre momentos de lucidez e instabilidade, ele afirma sofrer de ataques de pânico e convulsões. Além disso, Barreto alega ter fundado e ser o líder de uma tribo indígena no Brasil.

De acordo com a Lei de Estabilização de Aluguéis de 1968, um hóspede pode se tornar residente permanente ao solicitar um aluguel com desconto, com os mesmos serviços oferecidos a um hóspede regular, incluindo serviço de quarto, limpeza, entre outros.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Wyndham Hotels & Resorts