Jean-Jacques Morin, CEO adjunto e CEO da divisão PM&E (Premium, Midscale & Economy) da Accor, visitou recentemente as Américas para reforçar a relevância deste mercado nas metas globais de crescimento da rede. A divisão PM&E abrange 90% dos hotéis da companhia e representa 70% das receitas.
Com o objetivo de ampliar o portfólio regional de 450 para 600 empreendimentos PM&E na região até 2027, a Accor está apostando em suas principais marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis, que celebra 50 anos em 2024. Atualmente, a rede tem 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.
“A região apresenta grande potencial, unindo eficiência financeira com desenvolvimento acelerado e sustentável. A Accor está totalmente comprometida em apoiar a economia local e promover o crescimento à medida que ampliamos nosso portfólio”, afirmou Morin. “Os hotéis PM&E são essenciais para nossa operação e impulsionam nossa estratégia global, respondendo às mudanças no comportamento dos consumidores e valorizando os destinos em que atuamos”, complementou.
Durante a viagem ao Brasil e ao México, Morin ressaltou o papel do Brasil como motor de crescimento para a Accor nas Américas, com quase 330 dos 450 hotéis PM&E da região situados no país. No México, onde a rede possui mais de 40 empreendimentos, o executivo reforçou que o mercado é estratégico para o desenvolvimento da companhia. Como um dos 10 destinos mais visitados mundialmente, o México se destaca como porta de entrada para o turismo internacional nas Américas. De maneira geral, a América Latina possui grande potencial para aumentar o fluxo de turistas.
Expansão
Durante a visita, Morin destacou dois novos projetos que serão inaugurados no Brasil até o final de 2024: o ibis Styles Maragogi (AL), primeiro hotel “pé na areia” da marca nas Américas, e o ibis budget Guarulhos Airport (SP), o segundo maior empreendimento do país em número de quartos inaugurado este ano.
Além de expandir marcas já estabelecidas, a Accor segue introduzindo novas bandeiras na região, como Handwritten Collection e TRIBE. Os primeiros hotéis Handwritten Collection nas Américas são o Hotel Stratford San Francisco, nos EUA, e o Marival Distinct em Nuevo Vallarta, México, este último desenvolvido em parceria com o Grupo Marival. A marca TRIBE, com foco em design moderno, está chegando a Medellín, na Colômbia, e abrirá seu primeiro hotel brasileiro em Belo Horizonte em 2025.
“Estamos focados em adicionar novos hotéis, resorts all inclusive e trazer várias marcas para países como Panamá, Costa Rica, República Dominicana e Jamaica. Nos consolidaremos em parceria com franqueadores e novos parceiros comerciais no Chile, Argentina, Peru e Colômbia, visando chegar a mais de 80 hotéis PM&E nesses países até 2027, ante os 66 atuais”, declarou Morin.
Sustentabilidade e iniciativas
A Accor trabalha colocando a sustentabilidade como foco central em sua estratégia global, assegurando que suas operações nas Américas estejam alinhadas aos objetivos do grupo. A rede pretende reduzir sua emissão de carbono em 46% até 2030 e alcançar a neutralidade em 2050. Morin destacou a crescente demanda por hospedagens sustentáveis, com uma pesquisa da empresa indicando que 70% dos viajantes consideram fatores ESG (Environmental, Social and Governance) ao escolher acomodações.
Durante sua visita, Morin comentou sobre o crescimento das viagens bleisure, que combinam negócios e lazer. Quase 40% dos viajantes globais estão aderindo a esse conceito, e a Accor está desenvolvendo experiências que atendem a esses perfis. Os hotéis da empresa também têm investido em entretenimento e gastronomia, atraindo tanto hóspedes, quanto moradores locais. Com mais de 1,2 mil bares e restaurantes nas Américas, a rede hoteleira acredita que a integração de entretenimento A&B é um diferencial no mercado, além de atrair o público local.
Antes de retornar à sede da Accor na França, Morin destacou o sucesso da participação da rede como patrocinadora dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Como parceiro Premium, a empresa gerenciou a hospitalidade na Vila Olímpica, oferecendo experiências exclusivas aos membros do programa de fidelidade ALL e patrocinando atletas da “ALL Champions Family”.
“Nossa participação nos Jogos Olímpicos superou as expectativas, reforçando nossa capacidade de proporcionar experiências de hospitalidade únicas”, disse Morin. “O principal legado deste patrocínio foi o desenvolvimento de um selo de reconhecimento para hotéis com soluções inclusivas para pessoas com deficiência, além do fortalecimento de nossa estratégia de diversidade e inclusão”, finalizou.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor