sexta-feira, 15/novembro
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Expedia encerra 2021 com faturamento de US$ 8,6 bi

O Grupo Expedia encerrou 2021 com faturamento recorde, apesar das restrições impostas pela pandemia. No quarto trimestre, a empresa teve um EBITDA ajustado de US$ 479 milhões – tornando-se o melhor resultado da história da marca para o período. No terceiro trimestre, a plataforma já havia registrado receita de US$ 2,69 bilhões. Para todo o ano de 2021, o EBITDA ajustado foi de US$ 1,5 bilhão. Já a receita total do ano passado foi de US$ 8,6 bilhões, em comparação com US$ 12,1 bilhões em 2019.

O EBITDA ajustado trimestral aumentou US$ 1 milhão em comparação com o mesmo trimestre de 2019 – o período mais recente não impactado pela pandemia – apesar da receita no quarto trimestre de 2021, US$ 2,3 bilhões, ainda ter sido 17% menor do que o mesmo período pré-pandemia, segundo dados da Phocuswire.

“O desempenho do quarto trimestre ilustra ainda mais como estamos administrando um negócio muito mais eficiente em comparação com antes da pandemia”, disse Eric Hart, CFO do Expedia em teleconferência com analistas.


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Um marcador dessa eficiência é que a empresa atualmente tem cerca de 10 mil funcionários a menos do que tinha ao final de 2019. O total de reservas brutas foi de US$ 17,5 bilhões no quarto trimestre, o menor declínio trimestral do ano, apesar do impacto da variante Ômicron em dezembro, mas ainda com queda de 25% em relação ao mesmo período de 2019.

Hart diz que as tendências de reservas melhoraram até janeiro e estão em alta em relação a 2019 nas semanas mais recentes, impulsionadas principalmente por reservas nos Estados Unidos, seguidas pela EMEA (Europa, Oriente Médio e África).

“Cidades historicamente grandes e internacionais têm sido áreas de força para nós. Então, acho que temos uma boa pista para onde estamos indo e nos sentimos bem com isso”, comentou Peter Kern, CEO do Expedia.

Aquisição de clientes

As despesas de vendas e marketing no quarto trimestre foram de aproximadamente US$ 875 milhões, uma queda de 12% em relação ao mesmo período de 2019, mas mais que o dobro do valor do quarto trimestre de 2020.
Uma parte fundamental do plano de marketing, diz Kern, é usar uma estratégia unificada que combina mensagens criativas de marketing de marca e desempenho para trazer viajantes para o portfólio do Expedia.

“Estamos muito focados em trazer os viajantes agora, garantindo que eles aproveitem todos os benefícios do que temos a oferecer – preços para membros, fidelidade, etc. – e que eles tenham uma melhor experiência de aplicativo CRM que estamos reconstruindo. Nós realmente nos concentramos em retê-los e mantê-los voltando o mais rápido possível diretamente”, acrescenta o CEO.

“Acreditamos que o Google continuará sendo o Google. Eu sempre digo que o Google é um tubarão, e você deve esperar que um tubarão seja um tubarão. Operamos em seu mercado e temos que fazer nossa parte para otimizá-lo. Temos muito espaço para fazer melhor e é nisso que estamos focados”, afirma o executivo quando perguntado se ele considera o Google um risco para o Expedia Group.

Redesenhando a lealdade

Um componente chave da estratégia de retenção de clientes do Expedia é por meio do redesenho de seu programa de fidelidade, anunciado no ano passado. “O programa de fidelidade cobrirá todas as nossas marcas, todos os nossos produtos e o cliente poderá ganhar e queimar em todos eles, o que é uma grande inovação. Todas as pesquisas mostram que o mais importante para os clientes é ter a amplitude do produto”, diz Kern.

“Vamos levar a maior parte deste ano para realmente ter o produto onde queremos e começar a converter todo mundo para ele.”, acrescenta o CEO. Ele também diz que, à medida que o programa de fidelidade entrar em vigor e aproximar as marcas individuais, ajudará a empresa a determinar se a consolidação é necessária. “Podemos concluir que precisamos de menos, ou certamente vamos nos apoiar em menos, e se isso fizer sentido, faremos isso”, complementa.

Olhando para o futuro, Kern afirma estar otimista em relação a 2022 como um momento de inovação e “entrega” para o Expedia Group. “Em última análise, acreditamos no reacender das viagens e que vamos desempenhar um papel central nisso. Queremos ser importantes na condução do futuro da indústria. E acreditamos que podemos trazer benefícios não só para os viajantes, não só para o nosso próprio negócio, mas para todo o ecossistema de viagens e é nisso que estaremos focados”.

(*) Crédito da foto: reprodução/Phocuswire