Com o avanço da vacinação e a flexibilização das medidas restritivas contra a Covid-19, a hotelaria voltou a contratar e a tendência é que sejam abertas ainda mais oportunidades de emprego nos próximos meses. Neste cenário, uma boa apresentação ao mercado de trabalho pode fazer toda a diferença. Então, como sair do senso comum na hora de concorrer a uma vaga? Um currículo mais tradicional ainda é a forma mais adequada de mostrar seu perfil profissional? Para Lucila Quintino, sócia da HotelConsult, a resposta é: depende.
Obviamente, uma dose de criatividade neste momento é sempre bem-vinda, mas é preciso analisar se a vaga pede, de fato, uma apresentação diferenciada. O jovem Caio Ferreira, por exemplo, desenvolveu um código para criar currículos interativos no Telegram. O projeto, chamado Currículo Bot, surgiu de um projeto da faculdade, no qual o estudante tinha que criar um serviço de autoatendimento.
“Eu sempre busco inovar e achei que essa seria uma forma diferente de as pessoas me notarem”, relatou ao podcast Minha Vaga, Minhas Regras, acrescentando que a ideia teve boa receptividade.
Por outro lado, uma abordagem não convencional não significa que o CV tradicional perdeu sua importância. “Vemos hoje em dia currículos diferentes, e muitas pessoas acham que isso é determinante. Mas precisamos lembrar que o principal fator ainda é o conteúdo, que com certeza tem muito mais impacto do que a estética”, pontua Lucila em entrevista ao Hotelier News.
Ela acrescenta ainda que os vídeo CVs (apresentações em vídeo) também são um recurso relevante e podem funcionar, mas sua aplicação depende da vaga e do perfil da empresa que está oferecendo.
Levando em consideração que muitos candidatos ficam em dúvida sobre como se apresentar, a profissional apontou diversas dicas certeiras para ajudar a conseguir o emprego dos sonhos.
HotelConsult: dicas
1 – Informe a verdade sem maquiar nenhum dado. Afinal, não é de bom tom mentir sobre suas competências.
2 – Tenha clareza ao falar sobre experiências anteriores: seja específico e detalhista. Informe o tempo de cada experiência, o nome da empresa e qual cargo você ocupou.
3 – Personalização: procure adaptar seu currículo à vaga que está concorrendo.
4 – Seja objetivo: é importante informar com clareza, mas deixar um “gostinho de quero mais” também é essencial.
5 – Evite usar dados pessoais: informações como número de RG e CPF não são necessárias no currículo.
6 – Utilize frases curtas: este recurso facilitará o trabalho do recrutador no momento da análise do seu perfil.
7 – Atente-se ao tamanho do currículo: Lucila aponta que duas páginas é o tamanho ideal para o documento. No caso de estagiários, uma página já é suficiente.
8 – Dê destaque aos seus diferenciais: isso reforça suas habilidades e competências. Porém, procure trazer apenas os mais relevantes.
9 – Se coloque no lugar do recrutador: neste momento, o ideal é imaginar o que ele gostaria de ver no seu currículo.
10 – Mantenha o padrão de comunicação: um currículo bem escrito, com linguagem adequada, faz toda a diferença no momento da seleção.
Parte comportamental como diferencial
Lucila ressalta ainda, que a parte comportamental do candidato é crucial nas seleções de emprego, pois é a partir dela que as empresas avaliam se o concorrente à vaga está realmente interessado no trabalho.
“No momento de uma seleção de emprego, é necessário entender que tudo é importante. A forma como você se apresenta, se expressa e sua pontualidade, passam uma mensagem ao recrutador. E é a partir daí que ele avalia seu compromisso com a vaga e, posteriormente, com os compromissos que serão assumidos”, finaliza.
Agora que você já sabe como se apresentar e se comunicar, que tal seguir esse passo a passo e ingressar de vez no mercado de trabalho? Prepare seu CV e garanta aquela vaga dos sonhos.
(*) Crédito da capa: Glenn Carstens/Unsplash
(**) Crédito da foto: Arquivo pessoal