O vinho é uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros. Segundo a OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho), a população nacional tomou 430 milhões de litros em 2020, alta de 18,4% frente ao ano anterior. Esse percentual, aliás, representou o maior aumento entre os países associados da entidade. Na hotelaria, esses números contribuem para o aquecimento do segmento de A&B (Alimentos & Bebidas), cujas tendências serão abordadas no Anufood Brazil, que acontece entre 12 e 14 de abril na capital paulista.
“Observamos crescimento significativo na quantidade de expositores da bebida na Anufood Brazil 2022, e isso é um reflexo desse aumento do consumo nos últimos anos. Além disso, há um potencial de crescimento contínuo”, afirma Michel Fine, diretor da Anufood Brazil.
Na feira, serão apresentados vinhos de diversos países, com boa variedade de rótulos, visando atender a diversos públicos. “A tendência no consumo mundial continua sendo a de ter vinhos mais ‘amigáveis ‘ na hora de beber. Hoje, 70% dos brasileiros estão dispostos a experimentar novas uvas, países e produtores”, explica Diego Pereira, diretor do Grupo Miler Uruguay.
Luiz Sacha Cunha, diretor da California Dreaming Wine Co. Brazil, afirma que a mudança no comportamento do consumidor brasileiro é reflexo da curiosidade do público do país. “O consumidor está se aprimorando e refinando seu interesse em vinhos, a exemplo do alto número de palestras, seminários e cursos na internet”, acrescenta.
Tendência refletida em hotéis
Esse aumento do interesse dos brasileiros por vinhos tem reflexo direto na estrutura de A&B de diversos empreendimentos hoteleiros. No recém-inaugurado Axten Antônio Prado (RS), administrado pela rede Travel Inn, o enoturismo – turismo de vinhos – é uma das grandes apostas.
O hotel fica localizado na Serra Gaúcha, um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. De acordo com Rodrigo Malvezzi, gerente de A&B da propriedade, todo o menu foi desenvolvido pensando nas possibilidades de harmonização com vinhos, tanto internacionais quanto regionais, já que a região tem grande visibilidade por sua produção.
A Amarante Hospitalidade, por sua vez, vem incrementando a carta de vinhos de várias unidades. Ao fim do ano passado, três resorts da marca apresentaram novas opções de rótulos para os clientes.
Já na Intercity Hotels, a carta de vinhos passou a ter a assinatura do clube Wine, oferecendo rótulos especiais e novas experiências aos hóspedes das unidades da rede.
(*) Crédito da foto: congerdesign/Pixabay