Retomada, novos hábitos de consumo, mudanças no perfil do consumidor e demanda reprimida. Todo esse conjunto soa como música para o Hurb, que tem ótimas perspectivas para 2022. Segundo Antônio Gomes, vice-presidente sênior da OTA brasileira, a meta para este ano é crescer 40% em volume de vendas e passageiros embarcados em relação a 2021.
No ano passado, a empresa faturou R$ 1,8 bilhão e embarcou 350 mil passageiros. Gomes explica que tanto o resultado expressivo no período, quanto as perspectivas positivas para 2022, são atribuídas aos novos hábitos dos consumidores e à política do Hurb.
“No Brasil, observamos as pessoas se adaptando, públicos de várias faixas etárias comprando em diversas plataformas e aplicativos, que viraram uma extensão do dia a dia. No início da pandemia, algumas empresas diminuíram o investimento e nós fomos exatamente na contramão disso, o que nos permitiu ficar em evidência. Acredito que iremos superar 2021 em todas as esferas”, afirmou em entrevista ao Hotelier News.
“Falamos muito a língua do consumidor brasileiro. Nosso modo de agir e expor nosso produto é diferente. Nossas condições de pagamento condizem com a realidade do país. Por isso, temos apostado em atendimento humanizado. Hoje, 70% das nossas vendas são pacotes”, completa Gomes.
O executivo aponta ainda que, desde o início da pandemia, a empresa registrou aumento de 212% no engajamento no Facebook e Instagram. Além disso, a base de usuários também avançou no período, crescendo 27% no app e 48% no site. “Nosso clube de afiliados cresceu significativamente. Hoje, contamos com mais de 3 mil agências cadastradas e 40 mil usuários ativos”, acrescenta.
Demanda doméstica x demanda internacional
Ainda segundo Gomes, entre novembro e dezembro de 2021, as buscas por viagens nacionais cresceram de forma significativa, ainda por conta das restrições impostas pela pandemia em diversos países. Por outro lado, o executivo observa que a demanda internacional já dá sinais evidentes de recuperação.
“Já temos sentido isso nas vendas. O consumidor tem se empolgado aos poucos. Acredito que o câmbio deve apresentar melhora e favorecer viagens internacionais gradualmente, o que também vai ajudar a alavancar esse segmento ao longo de 2022”, afirma.
Atualmente, o Hurb tem focado seus investimentos em tecnologia e estratégias de comunicação. Desde o início da pandemia, houve crescimento de 60% no investimento em mídia paga. Além disso, a inteligência artificial também vem sendo priorizada na empresa nos últimos três anos.
As iniciativas têm o objetivo principal de garantir o bom atendimento ao usuário em todos os momentos da jornada. “Para isso, temos um time com mais de 300 engenheiros e desenvolvedores, que estão sempre buscando soluções inovadoras. E tudo isso tem nos deixado bastante otimistas”, ressalta Gomes.
“Além disso, nosso relacionamento com os parceiros nunca esteve tão bom. Afinal, estamos crescendo em faturamento, tanto em relação a bedbanks, quanto a hotéis. É um cenário bastante positivo”, finaliza.
(*) Crédito da capa: AhmadArdity/Pixabay
(**) Crédito da foto: Arquivo pessoal