domingo, 22/setembro
InícioNEGÓCIOSExpansãoEmbaúba Boutique é promessa de exclusividade em Teresópolis

Embaúba Boutique é promessa de exclusividade em Teresópolis

O início da primavera é marcado pelo florescer das embaúbas na região serrana do Rio de Janeiro. Com a entrada da estação, um novo empreendimento hoteleiro chega ao mercado com uma proposta de luxo e exclusividade em Teresópolis. O Embaúba Boutique Hotel abriu as portas oficialmente no dia 23 de setembro, promovendo conexão com a natureza sem perder o requinte esperado por um público mais seleto.

A propriedade, que ocupa uma área de 480 mil m² (metros quadrados), é fruto de cinco anos de obras e um cuidadoso plano de manejo do local. O trabalho envolveu a recuperação de um espaço degradado e da vegetação nativa por meio de reflorestamento, além do aproveitamento de pontos antes não utilizados.

O nome do empreendimento homenageia a espécie de árvore, considerada pioneira por sua contribuição na regeneração de áreas desmatadas, bem como sua relevância para a flora e fauna. Em entrevista ao Hotelier News, os sócios fundadores explicam que o Embaúba Boutique é a realização de um sonho antigo de receber pessoas e entregar um refúgio de acolhimento e integração com o meio ambiente.


LEIA TAMBÉM


“Nós já contávamos com uma residência em Teresópolis e gostamos muito da cidade, que possui um dos melhores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do país”, conta José Antonio Mesquita, que é também profissional do mercado de investimentos. “O baixo índice de violência e a localização estratégica são outros fatores que tornam o hotel atrativo para receber um público AAA”, acrescenta.

De acordo com o sócio, o posicionamento de mercado do hotel busca receber hóspedes que enxergam valor, mas não são impactados pelo preço das diárias. “Não abrimos em soft opening, pois nossa equipe já estava em treinamento. Mesmo com pouco tempo de operação, já recebemos feedbacks muito positivos dos clientes que se encantaram com a energia do lugar”.

Com 100% de investimento de capital próprio, os empreendedores, que não possuíam expertise no setor hoteleiro, passaram a estudar o negócio. Biólogo de formação, José Roberto Oliveira sabia da complexidade do mercado e foi cursar Hotelaria. “Também estudei hotelaria de luxo para aperfeiçoar meus conhecimentos, além de realizar cursos de jovens empreendedores. Nossa pesquisa foi baseada em Teresópolis, Friburgo e Petrópolis”, acrescenta.

embauba boutique - sócios
Hotel era um sonho antigo dos sócios José Antonio Mesquita (esq.) e José Roberto Oliveira

Construção do tarifário

Com um nicho específico de mercado, o Embaúba Boutique sabe que pode ousar um pouco mais nas diárias. Para a implantação, os sócios contaram com a ajuda de uma consultoria especializada, que colaborou com a estruturação operacional do empreendimento e o treinamento dos 44 funcionários.

“Fizemos um plano de estudo de concorrência para analisar o tarifário de outras cidades serranas, como Itaipava, Gramado e Campos do Jordão. Entretanto, não era nossa ideia chegar ao mercado como o empreendimento mais caro. Hoje, estamos com tarifas 15% abaixo dos principais hotéis de nossa cesta competitiva”, afirma Mesquita.

Os valores das acomodações podem variar entre R$ 1.600 a R$ 5.000, dependendo da categoria escolhida, com direito a café da manhã e almoço. “Os mais caros têm uma proposta mais exclusiva, com nosso chef renomado cozinhando no chalé do hóspede”, justifica Mesquita.

E o reflexo das diárias também são observados na alta gastronomia, amenities, spa e estrutura. “Todo o nosso mobiliário foi trazido da Indonésia. Nossa decoração conta com tetos de bambu e uso fibra natural”, complementa Oliveira.

Acomodações

O Embaúba Boutique Hotel possui 24 chalés construídos e decorados com material de fibra natural, como bambu, vime e palha. Do total, 14 unidades contam com banheiras de hidromassagem com cromoterapia. As outras 10 possuem banheiras, mas sem esta função. A maioria das instalações acomoda até três pessoas.

Uma opção diferenciada é o chalé Eucalipto 3, que acomoda até seis pessoas. A construção tem dois pisos com entradas independentes e é dividido em três quartos, duas salas de estar e duas salas de jantar. Cada pavimento possui banheiro privativo, sendo o piso superior com hidromassagem e cromoterapia, com vista para uma floresta de eucaliptos.

O estabelecimento oferece cortesia para pequenos até cinco anos, hospedados no mesmo chalé de um adulto. Crianças entre seis e 10 anos pagam 25% do valor da diária. Acima de 10, são cobradas sobre o valor de um adulto adicional.

Gastronomia

Assinada pelo chef cearense Paulo Araújo, o Ymbu Restaurante traz pratos da culinária nacional e internacional, com ingredientes que valorizam os insumos locais e pequenos produtores. Algumas das opções oferecidas são risoto negro de cogumelos, servido com polvo grelhado e tapenade de pimentão vermelho; filé de peixe Ymbu, com molho bisque de moqueca, arroz negro e hortinha Embaúba; e korma de vegetais do chef.

O restaurante é aberto ao público mediante reserva, mas sempre priorizando a privacidade dos hóspedes. “De início, o plano era manter o Ymbu apenas para quem estava hospedado. Então, optamos por abrir mediante reserva e não vender day use. Já recebemos grupos de empresários que permaneceram no restaurante o dia todo”, salienta Mesquita.

Embaúba Boutique - gastronomia
Alta gastronomia é parte da experiência

SPA

O Matahari Spa também pode ser desfrutado pelo público externo. Com decoração de inspiração asiática, o espaço utiliza produtos brasileiros em seus tratamentos. Um de seus principais atrativos é a banheira original de pedra vulcânica trazida de Bali especialmente para o projeto.

Eventos na ponta da estratégia

Com menos de um mês de operação, o Embaúba Boutique já possui oito casamentos agendados, sendo um deles para 400 convidados. Os matrimônios prometem ser um dos principais focos de mercado do empreendimento, com pacotes de pré-wedding e festividades na área da piscina para amigos e familiares dos noivos.

O empreendimento conta com vários espaços: uma casa ecumênica com estrutura de capela americana que acomoda até 90 pessoas; o Espaço Eucalipto (a céu aberto) com capacidade para 200 pessoas; o Espaço Manacá (charmoso gazebo em meio ao lago) para eventos de menor porte; o Espaço Bambu Bar (contando com o bar da piscina) com capacidade para 150 pessoas; e, por fim, o Espaço Paineiras, que pode receber eventos de até 350 pessoas.

Estrutura e experiências

Com a intenção de preservar a história local, o Embaúba Boutique recuperou uma casa construída em pau a pique (barro e bambu), com data estimada em mais de 150 anos. O objetivo é transformá-la em um museu, onde será exposta a produção artesanal da região e/ou atender às demandas dos eventos que serão abrigados no Espaço Paineiras.

O hotel ainda oferece passeios por trilhas e outras experiências dentro e fora da propriedade. No interior, uma das opções é o Espaço Eucalipto – inicialmente chamado de Cinema ao Céu Aberto, pois será utilizado para a projeção de filmes e espetáculos.

Outras sugestões são o mirante para yoga com vista para as montanhas do Parque Municipal de Teresópolis, e as fontes de água Goa Gajah e Legong. A Gruta Liang Bua e a queda d’água Banyumala Twin complementam o leque de opções para hóspedes e visitantes.

Os próximos passos são promover a observação de astros e pássaros com o acompanhamento de especialistas. Há também a expectativa de oferecer jantares e pequenos encontros exclusivos em meio aos espaços conectados à natureza. Para os amantes de caminhadas e pedaladas, o estabelecimento dispõe de ruas pavimentadas e não pavimentadas que somam quase 4 km (quilômetros) de extensão.

O Embaúba também preparou trilhas internas. Uma de altitude que permite a visualização do Mirante dos Três Picos e outra que adentra uma floresta com árvores centenárias. O principal atrativo visual do hotel, no entanto, é a vista das montanhas do Parque Municipal das Montanhas de Teresópolis.

Demandas futuras

Com políticas pet friendly, o empreendimento vem trabalhando sua divulgação com cautela para não cometer deslizes nos primeiros meses de operação. Com ocupações ainda tímidas, os sócios se preparam para um Réveillon que promete alta movimentação na propriedade. “Nosso pacote de Ana Novo já está todo fechado. Muitos hóspedes que estiveram aqui querem retornar com a família e amigos”, destaca Mesquita.

Para dar maior consistência aos planos de divulgação, o Embaúba Boutique também está em fase de fechamento de parcerias com agências e operadoras. “Estamos na etapa de conversas, mas nada oficial ainda”, finaliza Oliveira.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Embaúba Boutique