domingo, 22/setembro
InícioLIFESTYLESustentabilidadeTxai Itacaré desenvolve projetos socioambientais na Costa do Cacau (BA)

Txai Itacaré desenvolve projetos socioambientais na Costa do Cacau (BA)

txai itacareResort atua nas áreas de conservação, desenvolvimento da comunidade e preservação da fauna e flora brasileira

Visando promover o turismo sustentável e gerar maior conscientização da comunidade local sobre a importância da preservação do meio ambiente, o Txai Itacaré vem ao longo dos anos trabalhando projetos socioambientais na região da Costa do Cacau (BA).

Para colocar em prática os valores do empreendimento, o Instituto Companheiros do Txai foi criado visando integrar hóspedes, comunidade local e natureza. A entidade trata de assuntos como conservação da biodiversidade, reciclagem, compostagem, tratamento de água e esgoto em iniciativas em escolas públicas e núcleos educacionais da região no formato de aulas e palestras. 


LEIA TAMBÉM


O movimento Companheiros do Txai, fundado há 16 anos, beneficia pequenos agricultores locais por meio da CSA (Compensação de Serviços Ambientais) por recuperação da vegetação nativa e adoção de práticas agrícolas sustentáveis. No total, cerca de 150 famílias já foram favorecidas.

A maioria dos moradores vivem da colheita de frutas e hortaliças orgânicas que abastecem os dois restaurantes do resort. O restante da produção é comercializado na feira que acontece em Itacaré. 

A ação Projeto Companheiros do Txai foi criado para sensibilizar o turista quanto à importância de seu papel na preservação da região. A visita e troca de informações com os participantes do projeto levam em conta a premissa de que o turismo transforma os lugares e a vida das pessoas que vivem no entorno.

Txai Itacaré: vida marinha

Uma das iniciativas mais importantes do resort é o Txaitaruga – que cuida da reprodução das tartarugas marinhas, protegendo os filhotes nos períodos de desova que acontece todo ano entre setembro e março. Criada em 2004, ação já atendeu mais de 60 mil tartaruguinhas e permite a adoção de um ninho de tartarugas por hóspedes e não hóspedes. O adotante ainda recebe certificado de adoção, informações sobre o desenvolvimento dos ovos, o nascimento e fotos do filhote.

(*) Crédito das fotos: Carol da Riva/Txai Itacaré