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Check-out automatizado é sinal de redução de gastos e tempo

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Assim como o check-in, o processo de check-out ainda se trata de uma logística burocrática e onerosa para a hotelaria. Tanto do lado dos hóspedes quanto da operação – hotéis e agências de viagens envolvidas -, fechar a conta pode e deve ser mais fácil, rápido e menos trabalhoso. Felizmente, novas ferramentas estão mudando essa realidade, com soluções que reduzem gastos e tempo das equipes.

No início de 2021, a B2B.reservas deu os primeiros passos do B2B.checkout — plataforma de recebimento online. No ano passado, a empresa implementou a solução com apenas alguns hotéis de sua base de clientes. Contudo, mais de um ano depois, cerca de 2 mil empreendimentos já utilizam a ferramenta.

“A solução foi desenvolvida para agregar ao parceiro hoteleiro. Com o B2B.checkout, os hotéis podem ter uma operação segura e confortável em relação aos dados de meios de pagamento. Nossa solução é 100% adaptada a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e oferece a automatização do processo de check-out”, pontua Alexandre Marson, executivo de Novos Negócios da B2B.reservas.


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Segundo Elaine Buratto, também executiva de Novos Negócios da empresa, a pandemia acelerou a necessidade de automatização de determinados procedimentos operacionais. “Essas mudanças despertaram o interesse de parceiros por esse tipo de ferramenta, além da questão da LGPD, que desde 2021 passou a aplicar sanções. Desta forma, a B2B.reservas buscou atender as necessidades do setor com soluções de ponta a ponta”.

Benefícios e funcionalidades

Pensado para reduzir o trabalho manual e otimizar o trabalho da equipe, o B2B.checkout oferece uma ampla lista de funcionalidades e benefícios aos empreendimentos hoteleiros. Entre elas, podemos elencar:

● Dados de cartão criptografados;
● Automatização do check-out;
● Agilidade de cobrança;
● Redução de riscos de cobranças indevidas;
● Relatório detalhado dos pagamentos de reservas a todos os envolvidos: hotéis, agências e empresas;
● Repasse de comissões e bonificações às agências via split de pagamentos;
● Detalhamento dos pagamentos efetuados e lançamentos futuros às partes envolvidas;
● Disponibilização de notas fiscais;
● Customização de campanhas de incentivo dos hotéis às agências (“cashback”).

“A ferramenta permite o pagamento sem contato visual com os cartões, pois não é necessário digitar no P.O.S. Desta forma, o B2B.checkout evita erros de cobrança e, consequentemente, reduz drasticamente a possibilidade de contestação e uso inadequado dos meios de pagamento”, continua Marson.

Uma vez feita a cobrança, a solução entrega informações detalhadas sobre quem é o cliente, qual a forma de pagamento utilizada, entre outros dados relevantes para os hotéis. “Hoje, muitos empreendimentos recebem cobranças oriundas de operadoras, mas não sabem a procedência daquele valor, competindo ao hotel identificar qual reserva gerou o pagamento. A solução já fornece essa informação, o que gera ganho de tempo”, acrescenta o executivo.

Vale destacar que a ferramenta beneficia a cadeia produtiva como um todo. Agências que realizaram reservas por meio da solução receberão seus repasses diretamente do B2B.checkout, sem a necessidade de esperar o comissionamento da equipe do hotel. “A fração correspondente à comissão – quando há – já é programada para ser creditada à agência e descontada do pagamento que será feito ao hotel, tudo de forma automática. E as taxas incidentes sobre essas transações são repassadas a cada uma das partes, de forma justa, o que alivia também para a operação hoteleira”, diz Marson.

A plataforma ainda repassa aos agentes os valores comissionados, logo, as taxas de cartão são cobradas em cima desses valores e não do preço total da transação. “Antes, o hoteleiro debitava o valor cheio da reserva e depois cabia ao hotel transferir as comissões para as agências. Nestes repasses, os empreendimentos arcavam com a taxa total ‘da maquininha’. É uma forma mais justa de cobrança, que gera uma economia de até 10% em taxas de cartão ao hoteleiro, quando se trata de uma tarifa comissionada”, complementa o executivo.

Para estimular a demanda, o B2B.checkout permite que os hotéis desenvolvam campanhas de incentivo, como premiações para agências de viagens que utilizam a solução. Um exemplo é a possibilidade de cashback de parte do valor de reservas efetuadas em determinado período definido pelo hoteleiro. E o controle dessa operação já é contemplada pela solução.

Links de pagamento e integrações

Uma das ”cerejas do bolo” do B2B.checkout é o link de pagamento que pode ser gerado, tanto pelo hotel quanto pela agência, para cobrar qualquer tipo de serviço, sem a obrigatoriedade de vínculo com uma reserva feita na plataforma.

“O link poderá ser destinado tanto a uma pessoa física quanto jurídica, que poderá preenchê-lo com os os dados de cartão de crédito ou ainda poderá liquidá-lo via pix, através do código do QR code. O link informa o valor e a descrição e, em seguida, a ferramenta aponta a quem o gerou, se ele foi aprovado ou se ainda está pendente de pagamento”, acrescenta Elaine.

A B2B.reservas oferece soluções de ponta a ponta para a operação hoteleira, desde mecanismos de reservas até opções de pagamento. Logo, o B2B.checkout conta com integração com outras ferramentas da empresa, como o B2B.channel, o channel manager, lançado recentemente pela empresa.

Para 2023, a empresa pretende anunciar novas integrações com PMS de parceiros. “Nossa solução caminha para a integração de back office das agências para emissão de nota fiscal ao pagador. O plano é que a ferramenta seja um app, onde através de uma API o hoteleiro possa fazer a cobrança dentro do próprio sistema do hotel. Estamos melhorando nossos processos: o pix, por exemplo, é uma novidade”, salienta Elaine.

Departamentos como recepção, comercial, vendas e financeiro são os mais beneficiados com a automatização do check-out. “É uma ferramenta que concilia estratégias de cashback, ajuda na operação e no monitoramento de resultados. Isso gera economia de fluxo, de tempo e de mão de obra”, declara a executiva.

Suporte e canais de atendimento

Por enquanto, a B2B.reservas não comercializa o B2B.checkout de forma avulsa, mas a empresa já estuda seu desmembramento para a venda em módulos, de forma que os hotéis possam adquirir a solução de acordo com suas necessidades.

“Tomamos muito cuidado com a chegada de novos hotéis à nossa base. Realizamos apresentações da empresa e do produto, com todas as soluções, funcionalidades e seus benefícios. Também contamos com uma landing page com informativos sobre as ferramentas”, explica Elaine.

O suporte da empresa e canais de atendimento são via chat, email, telefone e WhatsApp. “Após a integração, oferecemos suporte em tempo real para qualquer dúvida que o cliente possa vir a ter no dia a dia de sua utilização. Todos os canais são de contato direto com a nossa equipe e recebemos feedbacks muito positivos”, finaliza a executiva.

Para mais informações, acesse o link.

(*) Crédito da foto: Divulgação/B2B Reservas