Nas palavras de Anthony Capuano, a Marriott International celebra mais um trimestre de excelentes resultados. A rede norte-americana divulgou hoje (3) seu balanço para o terceiro trimestre com números expressivos de RevPar e incremento de portfólio de 77 hotéis (14.071 quartos) no período entre julho e setembro.
“Estamos muito satisfeitos em relatar mais um trimestre de excelentes resultados. O RevPar global mais do que se recuperou totalmente, subindo quase 2% acima de 2019. No terceiro trimestre, o indicador em relação à pré-pandemia melhorou sequencialmente a partir do segundo trimestre em todas as regiões do mundo”, comemora o CEO do grupo.
O lucro líquido da empresa totalizou US$ 630 milhões — aumento expressivo frente ao registrado no mesmo período em 2021 (US$ 220 milhões). Já o EBITDA foi de US$ 985 milhões ante US$ 683 milhões no terceiro trimestre do ano anterior.
As taxas básicas de gerenciamento e franquia totalizaram US$ 953 milhões no terceiro trimestre de 2022, em comparação os US$ 723 milhões no mesmo trimestre do ano anterior. O aumento ano a ano das taxas é atribuído principalmente aos avanços do RevPar devido à recuperação contínua na demanda de hospedagem.
Outras taxas de franquia não relacionadas à RevPar no terceiro trimestre de 2022 totalizaram US$ 192 milhões, em comparação com US$ 173 milhões no mesmo trimestre do ano anterior, em grande parte impulsionadas por taxas mais altas de marca de cartão de crédito.
“Nos EUA e Canadá, nossa maior região, o RevPar superou os níveis de 2019 em 3,5% no terceiro trimestre. A ocupação na região tem aumentado ao longo do ano, atingindo 72% em setembro, apenas dois pontos percentuais abaixo do mesmo mês de 2019. A demanda transitória de lazer permaneceu muito robusta e o RevPar do grupo mais do que se recuperou totalmente para os níveis de 2019 no trimestre. A demanda transitória de negócios, embora ainda atrasada na recuperação, continuou a melhorar”, acrescenta Capuano.
“Nossas regiões EMEA (Europa, Oriente Médio e Áfria), América Latina e Caribe registraram quase 10% e 18% de crescimento RevPar no terceiro trimestre em relação a 2019, respectivamente. A demanda nessas localidades foi impulsionada pelo forte dólar americano e pelo aumento das viagens internacionais”, continua o CEO.
Desenvolvimento e pipeline
Em outubro, a Marriott anunciou sua entrada na briga pelo segmento econômico com a aquisição do portfólio da rede mexicana City Express. Segundo Capuano, a Marriott vê oportunidades significativas para expandir ainda mais a marca na América Latina e Caribe, entre outras regiões globais. “Ao fechar, esperamos oferecer aos nossos hóspedes mais opções de estada e aos nossos proprietários e franqueados novas oportunidades para aumentar seus portfólios”, diz o CEO.
A empresa adicionou 77 propriedades (14.071 quartos) ao seu portfólio mundial de hospedagem durante o terceiro trimestre de 2022, incluindo quase 3.900 quartos convertidos de marcas concorrentes e aproximadamente 8.700 quartos em mercados internacionais.
Cerca de 35 propriedades (7.440 quartos) saíram do portfólio da rede durante o trimestre, incluindo 5.200 quartos na Rússia. No final do período, o sistema global de hospedagem da Marriott totalizou quase 8.200 hotéis, com mais de 1.507.000 UHs.
No final do trimestre, o pipeline de desenvolvimento da empresa em todo o mundo totalizou 3.024 propriedades com mais de 502.000 quartos, incluindo 1.039 hotéis com aproximadamente 204.800 UHs em construção, ou 41% do pipeline, e 233 propriedades com cerca de 33.300 quartos aprovados para desenvolvimento, mas ainda não sujeitos aos contratos assinados.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International