sábado, 21/setembro
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BLTA elege novo Conselho Diretor para 2023/2024

Em assembleia realizada hoje (30), a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) elegeu o novo Conselho Diretor, apresentado ao trade em evento no Rosewood São Paulo. Roberto Klabin foi eleito presidente para o biênio 2023/2024, substituindo Alex da Riva, que passará a atuar como diretor financeiro. Simone Scorsato, por sua vez, segue como CEO da instituição. Na ocasião, também foram apresentados os novos associados.

Os demais membros da Conselho são Carolina Napolitano, que assumirá como diretora de Comunicação; Pedro Treacher, que estará à frente da diretoria de Sustentabilidade; Michael Castro será o diretor Comercial; e, por fim, Manuela Losso assumirá a diretoria de Relações Institucionais da BLTA.

“Para mim, é uma honra ser eleito presidente dessa instituição. Eu já vinha atuando na diretoria de Sustentabilidade há algumas gestões. O meu trabalho vai estar voltado a promover a BLTA e principalmente o Brasil internacionalmente. Nosso país é uma joia que ainda não está devidamente lapidada. Lamentavelmente, temos uma imagem ruim lá fora e teremos que reconstruir o valor que temos enquanto destino, mostrando nossa diversidade, beleza, música e, sobretudo, a hospitalidade”, disse Klabin em entrevista ao Hotelier News.


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Simone e Klabin comentaram sobre as expectativas para a nova gestão

O executivo destaca que a gestão irá focar em reforçar a importância do turismo de luxo. “Nós continuamos a receber 6,4 milhões de turistas estrangeiros por ano, mas destes, dois terços são de países vizinhos. São muito bem-vindos, obviamente, mas não serão esses que deixarão um grande recurso para movimentar nossa economia. Precisamos entender que, para o estrangeiro, o Brasil é um país exótico e turista de outros países precisa superar alguns medos para vir ao país, como a violência e dificuldade de locomoção”, acrescenta.

Segundo dados do Anuário 2022, 91% das empresas de viagens já possuem o Brasil em seu portfólio. Dessa forma, a ocupação parcial dos associados já está próxima a 53%, superando o nível apontado em 2019 (52,50%), mas ficando abaixo, por outro lado, do patamar de 2020 (57,48%).

Expectativas e estratégias

Para o ano que vem, Klabin afirma que as práticas ESG (Envinromental, Social and Governance) serão um dos pilares da nova gestão. “Essas práticas terão que permear todos os associados da BLTA, que terão que se enquadrar gradualmente aos padrões que consideramos adequados. É um processo que está sendo construído e a ideia é que, ao longo dos próximos dois anos, tenhamos uma definição do que é importante, para definir quem se adéqua ou não às políticas da BLTA”, endossa.

O novo presidente da entidade reforça que os roadshows para divulgar os empreendimentos brasileiros continuarão em 2023, sob outra abordagem. “Iremos repensar a forma como atuamos, com o objetivo de estar mais presentes. Se conseguirmos desenvolver eventos que deem maior visibilidade aos associados, com certeza faremos cada vez mais. Temos que buscar patrocínio e apoio. Estou muito confiante de que o Brasil vai recuperar sua imagem lá fora”, conclui.

Simone também comentou sobre a eleição do Conselho e as expectativas da Associação para 2023. “Nosso objetivo principal é retomar o que vínhamos fazendo desde o período pré-pandemia: ampliar a comunicação com o mercado internacional. Junto a isso, iremos implementar um programa de comunicação mais apurado, para que atinjamos o público final”, diz.

“A BLTA é muito conhecida pelo trade e um dos nossos desafios é conseguir chegar ao consumidor final. A sustentabilidade, bandeira que o Klabin sempre levantou, será um de nossos focos e iremos ajudar os associados a estarem cada vez mais dentro destas iniciativas”, explica.

Além da nova diretoria, também foram apresentados sete novos associados da BLTA: Loft Bom Jardim (RJ), Santa Teresa Mc Gallery (RJ), B Hotel (DF), Madero Beach (RN), Ronco do Bugio (SP) e Casa de Santo Antônio (PI).

(*) Crédito das fotos: Divulgação/BLTA