sábado, 21/setembro
InícioNEGÓCIOSMiceExpo Fórum Visite São Paulo 2022 começa no WTC Sheraton

Expo Fórum Visite São Paulo 2022 começa no WTC Sheraton

Foi aberto agora há pouco, no Sheraton São Paulo WTC, na capital paulista, a 4ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo. Voltado aos profissionais do turismo, o encontro terá uma programação múltipla que concilia conteúdo, networking, homenagens e exposição de destinos, roteiros e atrativos da capital e do interior.

Com o tema Destinos São Paulo, o Expo Fórum Visite São Paulo 2022 é realizado pelo SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau), em parceria com a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). O evento tem ainda apoio da SMTur (Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo) e da Setur-SP (Secretaria Estadual de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), além de patrocínios do Grupo R1.

Durante a abertura do Expo Fórum, Toni Sando agradeceu às autoridades, profissionais do trade e imprensa, e pontuou a importância do trabalho conjunto para ampliar o potencial turístico paulista. “Precisamos trabalhar todos juntos. Os viajantes precisam ser recebidos como visitantes. Aumentar o fluxo de turistas é a nossa principal missão”, comentou o presidente do SPCVB.


LEIA TAMBÉM


A programação de conteúdo do evento foi inaugurada pelo painel O Turismo como vetor da economia para a capital paulista. Participaram do painel Rodolfo Marinho, secretário municipal de Turismo de São Paulo; Carlos Augusto Viana, secretário municipal de Esportes; Aline Torres, secretária municipal de Cultura; Fernanda Ascar, diretora interina de Turismo da SPTuris; e Thiago Lobo, diretor de Turismo e Eventos da SPTuris.

Marinho destacou a importância do segmento Mice para o turismo na capital e lembrou que a cidade tem a maior coordenaria de eventos da América Latina. “A cidade conta com muitos eventos estratégicos, como o Lollapalooza e o Carnaval. Estamos engajados em tirar os grandes projetos do papel”, afirmou. O secretário também celebrou o trabalho conjunto entre as iniciativas pública e privada na defesa do setor desde o início da pandemia. “Por intermédio do setor privado, o turismo ainda vive em São Paulo.”

Já Viana apresentou dados para mostrar o quanto o esporte impacta a economia da cidade. “Neste ano tivemos 130 corridas de rua na capital. Isso movimenta hotéis, restaurantes… O esporte contribui muito com a empregabilidade. A Virada Esportiva deste ano contou com a participação de 3 milhões de pessoas”, disse. “O esporte consolida a economia. O principal exemplo é a F1, que movimenta R$ 1,3 bilhões.”

Fernanda, por sua vez, pontuou também a importância do trabalho conjunto entre o setor público, entidades e iniciativa privada. “A SPTuris tem um novo papel como braço executor das políticas públicas. É uma parceria para desenvolver o turismo na cidade”, comentou.

Segundo ela, o Réveillon deste ano chega para coroar a retomada dos eventos e feiras de negócios. “É um evento que fortalece muito a hotelaria da paulista.” “São Paulo é uma das principais referências quando falamos de eventos e o prefeito Ricardo Nunes foi muito feliz em remontar a secretária municipal de Turismo”, acrescentou Lobo.

Carnaval

Aline disse que o Carnaval de São Paulo já é o maior do país e movimenta uma cadeia abrangente o ano inteiro. “O Carnaval não é uma ação isolada nos desfiles. A cultura é um fator importante, que gera empregos diretos e indiretos. São Paulo é vanguarda, e tudo o que fazemos aqui acaba se tornando uma referência para o mundo”, comentou.

(*) Zaqueu Rodrigues, especial para o Hotelier News