sábado, 21/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadobUP Hotels promove capacitação para camareiras

bUP Hotels promove capacitação para camareiras

Em um setor que sofre em busca de mão de obra qualificada, capacitação profissional é fundamental. Com isso em mente, a bUP Hotels desenvolveu um curso gratuito para a formação de camareiras. Além de proporcionar maior oferta para o quadro de profissionais da própria rede, que é uma das maiores franqueadas da Accor no país, a iniciativa auxilia os participantes a entrar no mercado de trabalho.

“Dentro da bUP, participamos de um grupo de sinergia de ações sociais. Então, atrelamos muito a questão social às nossas campanhas de doação”, conta Cinthia Lage, idealizadora do projeto, em entrevista ao Hotelier News. “Claro que é algo importante, mas pensei em ajudar as pessoas de outra forma, indo além das doações. Assim nasceu o curso, pois além de auxiliar as pessoas, estamos também capacitando-as para os nossos e demais hotéis no futuro”, explica a trainee Gerencial da bUP Hotels.

Com oito horas de duração, o curso acontece em um único dia e inclui tanto a parte teórica, quanto a prática. Além de ser totalmente gratuita, a programação inclui coffee break e almoço por conta da empresa. No final, os participantes recebem um certificado e muitos deles já são contratados pelo grupo ou por outros hotéis. A iniciativa também está aberta a quem já trabalha na área e deseja se atualizar, informa Cinthia.


LEIA TAMBÉM


Agenda

A primeira turma do projeto, realizada no dia 12 de novembro, contou com 35 participantes. Desses, 10 deles já foram contratados pela franqueada da Accor. Segundo Cinthia, a iniciativa deu tão certo este ano que já foi criado um cronograma para 2023. Mais ainda, diante do sucesso, a bUP Hotels decidiu também promover cursos para outros departamentos, como Gastronomia, Recepção e Atendimento ao Cliente.

bUP Hotels - curso de camareiras - Cinthia Lage e Diogo Barata
Cinthia e Barata: cursos também em 2023

“Nosso objetivo é atingir o público interno, ou seja, os colaboradores, mas também o externo, levando bom atendimento aos hóspedes”, reforça Diogo Barata, gerente geral do ibis Budget Copacabana e responsável pela divulgação do curso. “A ideia é ajudar a comunidade local, movimentar a economia e dividir conhecimento. Além disso, a apostila desenvolvida pela Cinthia também é gratuita e fica com o participante”, complementa.

A última turma do projeto foi treinada no último sábado (17). Com divulgação pelo Instagram, praticamente todas as vagas abertas foram preenchidas, conta o gerente geral do ibis Budget Copacabana. Ele informa ainda que, a cada capacitação, a equipe do treinamento realiza uma pesquisa socioeconômica anônima para entender o perfil dos participantes.

Até agora, a maioria tem sido do sexo feminino, com idade variando entre 41 e 50 anos. A grande maioria, aponta o levantamento, foi formada em escolas públicas. “A ideia é continuar acompanhando o impacto do curso e descobrir se os participantes conseguiram empregos em outros empreendimentos depois de participar do treinamento”, explica Barata.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/bUP Hotels