Aline: influenciadores digitais são cada vez mais valorizados pelo público
O diagnóstico vale para qualquer setor da economia: estamos lidando com consumidores cada vez mais curiosos, exigentes e, principalmente, impacientes. Atender bem virou, portanto, um desafio para qualquer marca, especialmente na área de serviços, casos do turismo e da hotelaria. Durante a palestra "Turismo na Era da Assistência", realizada hoje (3) na WTM-LA, Aline Prado Silva, líder de Insights para a Indústria de Turismo no Google Brasil, mostrou como é possível se destacar.
Hoje, segundo a executiva, os consumidores cada vez mais enxergam seus smartphones como um assistente pessoal. Neste sentido, é comum ver o usuário procurando maneiras diferentes para viajar e se hospedar, por exemplo. Suas buscas focam lugares diferentes, novas experiências e passeios personalizados.
“No turismo, o universo digital trouxe praticidade e rapidez para aquisição de viagens, mas ainda apresenta lacunas para resolver necessidades básicas dos viajantes. Viajar inclui um processo sequencial de tomada de decisões que exigem informação e ajuda. Mais do que isso, demandam experiências diferenciadas nessas buscas também”, explica Aline, que é formada em Marketing e pós-graduada em Ciências do Consumo e Neuromarketing.
Google: novas experiências
Aline também falou sobre a importância de compreender a necessidade dos consumidores para a marca se destacar nessa Era da Assistência (e do Consumidor). "Influenciadores digitais, ou qualquer um que tem acesso a um smartphone, fazem vídeos explicando como não ter o visto negado, como tirar passaporte, qual o vocabulário usado no aeroporto. Esses conteúdos têm milhões de acessos. Isso mostra que os usuários realmente pesquisam de tudo", comenta.
Ela ressaltou também o quão exigente o público atual está. Um exemplo disso é que, no último ano, a busca por informações no Reclame Aqui sobre players no turismo cresceu 1.118%.
(*) Crédito da foto: Maria Rita Quemello/Hotelier News