sexta-feira, 15/novembro
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SiteMinder reúne hoteleiros para discutir estratégias de distribuição

Palestra Siteminder na WTM-LA 2018Atividade ocupou a agenda da manhã na WTM-LA

Como traçar uma estratégia de canais eficiente para o meu hotel? OTAs (Online Travel Agencies), com suas altas comissões, são inimigos? Como usar os dados gerados pelos clientes ao meu favor? O SiteMinder reuniu hoje (4) pela manhã hoteleiros brasileiros para debater essas questões e mostrar o impacto positivo da tecnologia no cotidiano da hotelaria, em especial da distribuição. 

Gerente de Vendas do SiteMinder para Portugal, Espanha e Brasil, Mateus Coelho comandou a palestra ao lado de Rafael Tchintchicas, executivo sênior de Vendas da empresa australiana. Ao longo do bate papo, Tchintchicas mostrou como o volume de viajantes avançou em todo mundo e, mais ainda, como o perfil desse consumidor mudou.


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"O número de viajantes pulou de 25 milhões, em 1980, para 1,2 bilhões anualmente, em 2016. Além disso, hoje, nove em casa 10 turistas pesquisam na internet preços de hotéis e de passagens e até mesmo informações sobre o destino, entre outras coisas, antes de fechar suas férias”, comentou.

Ele destacou também como essa busca hoje é multiplataforma: as pessoas usam o celular, o computador e o tablet para fazer essas pesquisas. “Como ser visível em todos eles? Esse é o desafio para todas empresas”, disse. “Para o hoteleiro, há ainda outros duas questões: tem que fazer a gestão de seus canais de venda e também cuidar do cliente que chega ao hotel. Como equilibrar tudo isso?”, questionou.

Distribuição: como gerir? 

Hoje, o hoteleiro tem diferentes canais para gerir, das OTAs, com suas altas comissões, ao GDS (Global Distribution System), passando ainda pela metapesquisa e as redes sociais. “Nesse contexto, estratégia ampla de canais em termos de distribuição é algo eficiente? Para saber isso, você precisa entender bem o perfil do seu cliente, e os dados são fundamentais para isso”, comentou Tchintchicas.

O executivo deu ainda algumas dicas para o hoteleiro se preparar. “Ter o site ativo e atrativo, de fácil utilização, é muito importante. Isso resulta em venda direta”, comentou. “Simplificar a reserva direta no seu site, criar códigos promocionais dentro dele e deixar seu portal ‘mobile friendly’ são questões fundamentais. Usar o analytics para captar e entender como o cliente navegou pelo seu site é também vital”, completou.

A ferramenta do SiteMinder facilita bastante o trabalho, explicou Coelho. Por meio dela, o hoteleiro pode gerir suas tarifas em tempo real, eliminando ainda a entrada manual de dados, e consegue ter relatórios completos e abrangentes sobre a receita que entra no empreendimento, dividida por cada canal de venda. “A plataforma mostra o rendimento do quarto em cada canal, o caminho feito pelo cliente até fechar e o volume de reservas, entre outras informações”, completa.

Antes do evento de hoje (4), em conversa com a reportagem, a companhia já havia falado sobre o uso da plataforma para alavancar receitas.

Repercussão hoteleiros

Aberta para perguntas e respostas, a palestra teve bastante participação do público presente. Para Dagoberto Silva, diretor de Operações e Vendas do ‎Hotel Luzeiros, a tecnologia é um caminho sem volta. “Hoje, o maior custo dos hotéis é gente, infelizmente. Se tenho um softwares que faz integração das minhas reservas online, tenho uma pessoa a menos na área de Reservas. A tecnologia ajuda e essa visão de que o Opera [da Oracle] é caro, na minha opinião, é um olhar míope. Ajuda a reduzir custos de operação e proporciona um controle muito melhor”, avalia.

dagoberto silvaDagoberto, do Luzeiros, entende a tecnologia como caminho sem volta

Valéria Gordilho, gerente comercial do Grupo Armação, de Porto de Galinhas (PE), usa diferentes tecnologias, de PMS à venda via todas as OTAs. “Hoje, minha fatia de venda via OTAs é de 20%. Não tenho problema nenhum com elas. A palestra foi muito boa para entender melhor como usar. O público também participou bastante, o que mostra que o brasileiro quer aprender e evoluir”, disse.  

* Fotos: Filip Calixto