domingo, 22/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoCana Brava Resort cria área de Qualidade para gerar aprimoramento contínuo de...

Cana Brava Resort cria área de Qualidade para gerar aprimoramento contínuo de processos

Cana Brava ResortVista aérea do resort, que fica em Ilhéus (BA)

Criado para ser um elo entre clientes e hotel, o departamento de Qualidade do Cana Brava Resort foi criado há pouco mais de um ano. À época, a ideia era mitigar possíveis queixas de clientes e zelar pela reputação online do empreendimento. Com o tempo, os principais gestores da unidade perceberam a oportunidade de utilizar as informações para proporcionar melhora operacional e na experiência dos hóspedes. 

Sobre esse tema, Geysa Porto, coordenadora da área de Qualidade do resort baiano falou com exclusividade com o Hotelier News. Apesar do intuito inicial, o funcionamento e os resultados do departamento não seguiram caminhos triviais. 


LEIA TAMBÉM


Na direção contrária aos setores de Qualidade das indústrias, que monitoram, sobretudo, processos internos, o Cana Brava Resort decidiu fazer uma análise de fora para dentro. Ou seja, partiu do que ouvia dos clientes para modificar a execução dentro da operação.

Cana Brava Resort: mudanças práticas​

Um exemplo prático dessa manobra, segundo Geysa, está no contínuo movimento de reformas de apartamentos. Nos primeiros meses de trabalho, a equipe identificou certa insatisfação dos clientes quanto ao tema. Isso deu impulso à renovação das unidades, que se sucedem mês a mês.

O episódio das habitações, no entanto, é apenas uma entre outras questões melhoradas a partir da instalação do departamento. "Nosso relacionamento com o cliente melhorou muito", revela a executiva. 

A captação das impressões dos clientes é feita por todos os funcionários do hotel, atentos a comentários. Além disso, dois funcionários da equipe de Qualidade se dedicam a monitorar o que é dito sobre a marca nas mídias sociais e sites de avaliação. "Temos ferramentas que fazem varreduras na internet para entender como o hóspede tem nos percebido", reforça Geysa.

 

Resultados

Os resultados, que vão além das mudanças de estrutura e no atendimento, podem ser medidos pelas avalições de satisfação. "Em 2016, o índice de satisfação do Cana Brava era de 83% em sites como o TripAdvisor. Com o trabalho da equipe subiu para 87,9% um ano depois. Hoje, temos um índice de 89%", relata Geysa.

Na trajetória para fazer do departamento de qualidade mais eficiente ainda a executiva ressalta o que almeja. "O objetivo é utilizar essas muitas informações de forma sistemática para melhorar processos internos. A ideia é transformar esse conteúdo que a gente tem captado em inteligência para melhoria contínua", afirma.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Cana Brava Resort

(*) Imagens e edição: Equipe Hotelier News