quinta-feira, 14/novembro
InícioNEGÓCIOSMercadoMesmo com crescimento em abril, CNC revê projeção para serviços

Mesmo com crescimento em abril, CNC revê projeção para serviços

cnc serviçosSegmento de transporte foi destaque negativo no mês de abril

Mesmo com o primeiro crescimento no setor de serviços em abril (+ 0,3%), ritmo da atividade econômica fez a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) revisar avanço anual do setor. Projeção de crescimento passou de +1,6% para +1,4% em relação com 2018.

O avanço de abril foi o primeiro mensal do setor em 2019, segundo dados da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) do IBGE, divulgada hoje (13). Apesar disso, o setor de serviços acumulou perdas e retraiu 1,8% no primeiro trimestre do ano, o que fez a confederação reduzir as expectativas. Se confirmada, essa taxa representará o primeiro avanço anual do setor desde 2014 (+2,5%).


LEIA TAMBÉM


Segundo avalia Fabio Bentes, economista da CNC, do ponto de vista do crescimento econômico, o primeiro quadrimestre foi perdido. “A cautela nos investimentos, juros em alta para os tomadores na ponta, ociosidade da capacidade instalada e mercado de trabalho fraco impediram o avanço da economia e sugerem elevada possibilidade de baixo crescimento e até mesmo de estagnação no segundo trimestre deste ano”, afirma. 

Na comparação com abril de 2018, o volume de receita de serviços recuou 0,7% em média. 

CNC: segmentos

O subsetor de transportes, termômetro relevante do nível de atividade econômica, voltou a se destacar negativamente. Após acumular perda de 2,6% no primeiro trimestre, na comparação com o trimestre imediatamente anterior, o segmento teve queda de 0,6% ante março.

Destaque positivo para os serviços de informação e comunicação, que cresceram 0,7%. Atenuando a perda de 1,8% de março em frente a fevereiro.
 
Em termos regionais, oito dos 27 estados cresceram nos quatro primeiros meses do ano. Com destaque para São Paulo (+4,0%), Amazonas (+2,9%) e Maranhão (+2,5%).

(*) Crédito da foto: Free-Photos/Pixabay