domingo, 22/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoAbracorp: Aumento de 7,2% em diárias e ligeira queda nas vendas retrata...

Abracorp: Aumento de 7,2% em diárias e ligeira queda nas vendas retrata o cenário hoteleiro de 2015

Executivos da Abracorp apresentam balanço da associação referente ao ano de 2015  
(foto: Giulia Ebohon)

O ano de 2015 para a Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) registrou uma série de desafios que, como informado ao longo do período por seus representantes, iriam impactar naturalmente no desempenho de seus associados. Com uma postura realista e dosando suas expectativas, a organização divulgou hoje (28), em coletiva de imprensa, os resultados referente à performance dos setores em 2015 .

De acordo com a pesquisa, o segmento de hotelaria apresentou um desempenho praticamente estável em relação a 2014, com uma queda de 0,02% nas vendas. Em contrapartida, foi registrado um aumento significativo de 7,2% no número de diárias, o que pode ser explicado pela queda de 6% na tarifa média dos meios de hospedagem, possibilitando uma aumento na estada dos hóspedes.


LEIA TAMBÉM


Mantendo uma característica comum em balanços anteriores, os hotéis independentes conservam sua posição como mais representativos no mercado nacional de viagens corporativas, respondendo por 53,1% do market share de vendas da Abracorp, o que corresponde a um total de R$ 827,6 milhões. O número simboliza uma queda de 11,5% em comparação aos resultados de 2014. 

Tendo em vista a grande representatividade dos hotéis independentes, a entidade está empenhada em incentivar a padronização e atualização dos serviços dentro desses empreendimentos, para que atenda a demanda e expectativa dos clientes. 

A AccorHotels seguiu como a rede com maior participação no montante apresentado pelo estudo (10,1%), com 1,1 milhão de pernoites e R$ 255,8 milhões em vendas. Em seguida aparece a Atlantica (R$ 185,7 mi); Blue Tree (R$ 61,3 mi); e as vendas por meio de brokers somaram R$ 72,6 milhões. A rede que apresentou maior crescimento em vendas comparado ao primeiro semestre de 2014 foi a Intercity, com variação de 19,9% entre os anos. 

Internacional
No que se refere às hospedagens no Exterior, a Abracorp registrou um acréscimo de 13,8% no número de pernoites e de 41,1% nas vendas do ano passado ante 2014 – simbolizando o maior crescimento entre os setores da associação.

Novamente, os hotéis independentes apresentaram uma participação significativa no mercado, com a movimentação de R$ 195,1 milhões, o que corresponde a um aumento de 47%. Este segmento também é responsável por 374,5 mil pernoites, um acréscimo de 29,5% em comparação ao ano anterior.

A Accor permanece como a rede com maior participação no mercado internacional de vendas, tendo arrecadado R$ 41,4 milhões. O número de pernoites, no entanto, apresentou uma queda de 16%. Em seguida aparece o IHG (InterContinental Hotels Group), com R$ 27,7 milhões e a Hilton com R$ 25,1 milhões.

Serviço
www.abracorp.org.br