segunda-feira, 23/setembro
InícioLIFESTYLEMagazineAcademia Brasileira de Eventos e Turismo reúne representantes do setor para discutir...

Academia Brasileira de Eventos e Turismo reúne representantes do setor para discutir norma técnica da ABNT

A Academia Brasileira de Eventos e Turismo reúne nesta quarta-feira (17), em São Paulo, profissionais, docentes, entidades ligadas aos setores de eventos e turismo e demais interessados para discutir o Projeto de Norma Técnica NBR 16004 sobre Terminologia de Eventos, disponibilizado para consulta pública pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) até o próximo dia 29/02.
 
O prazo da consulta  do documento, antes estipulado até 25 de janeiro, foi prorrogado pela ABNT a pedido da própria Academia, atendendo a solicitações de profissionais do setor que discordaram de seu conteúdo. O projeto, elaborado pela CEE-142 (Comissão de Estudo Especial de Gestão de Eventos) em novembro de 2015, com a colaboração de representantes de diversas entidades, traz as definições de "evento" e mais de 40 tipos de encontros além das definições de porte, abrangência e dos tipos de agentes.
 
A proposta da reunião organizada pela Academia é reunir os representantes do setor para consulta mais profunda do projeto e eventual envio de nova proposta à ABNT para atualização do conteúdo.

"Este documento 'Terminologia dos Eventos' está inserido em uma proposta maior sobre a Gestão de Eventos, da CEE-142. No momento, a reunião da Academia tem como foco propor uma discussão democrática sobre a Terminologia, mas certamente poderá tomar novos rumos e ampliar seu propósito, com enfoque sempre em buscar o melhor para o setor", afirma Marisa Canton, diretora da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.
 
A Comissão de Estudos Especial de Gestão de Eventos (ABNT/CEE-142) foi instituída pela ABNT com o intuito normalizar e organizar a atuação do setor de eventos. No momento, estão em estudos Segurança, Qualidade e Tipologia de Eventos, sendo esta última colocada em Consulta Pública no final de 2015.

Quando aprovada, a Tipologia passa a ser oficial, de uso obrigatório pelos órgãos públicos, além de norma de uso recomendável por todos os profissionais que atuam no  setor de eventos no Brasil.
 
A reunião proposta pela Academia será no SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau) na capital paulista. Os profissionais interessados devem confirmar presença por meio do e-mail [email protected].


LEIA TAMBÉM


Sobre a ABET
Iniciativa inédita no Brasil, a Academia Brasileira de Eventos e Turismo foi inaugurada em fevereiro 2006, trazendo ações para a implementação  e crescimento do setor nacional e internacionalmente. À semelhança de outras Academias no Brasil e no mundo, seu quadro é constituído por um Colégio Acadêmico atualmente composto por 40 profissionais, representantes notórios de todos os segmentos que compõem a cadeia produtiva dos setores dos Eventos e Turismo.
 
Serviço
www.academiaeventosturismo.org.br