domingo, 22/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoTaxa de ocupação de hotéis paulistanos recua 2,6% em janeiro deste ano

Taxa de ocupação de hotéis paulistanos recua 2,6% em janeiro deste ano



Vista de umdos skylines da capital paulista
(foto: pixabay / skeeze)

De acordo com o levantamento mensal realizado pelo Observatório do Turismo de São Paulo, a taxa de ocupação nos hotéis da cidade em janeiro de 2016 apresentou queda de 2,6% em relação ao mesmo mês de 2015. Já a diária média aumentou 2,5% no mesmo período.

Segundo as redes hotelerias consultadas no levantamento, janeiro é mês de baixa temporada para o turismo de negócios, o que fica evidente na redução do número de eventos na cidade, que, por sua vez, impacta diretamente na ocupação dos hotéis. Verificando a série histórica da taxa de ocupação hoteleira aos finais de semana, é possível perceber que este indicador tende a aumentar gradativamente. 


LEIA TAMBÉM


Olhando outro aspecto do levantamento, nota-se que a diária média aos finais de semana nos hotéis foi a menor nos últimos quatro anos, intensificando assim a disputa entre os estabelecimentos da mesma zona hoteleira pela tarifa mais acessível da região a fim de aumentar sua demanda nos finais de semana.

Os hostels registraram em janeiro taxa de ocupação de 53,79% e diária média em R$ 50,23. Os dados representaram aumento de 4,0% e queda de 10,3% nos respectivos índices, se comparados aos valores do mesmo período de 2015. O pré carnaval, marcado pelos blocos de rua, trouxe bons frutos, o que influenciou na variação positiva da ocupação dos hostels.

Nos anos de 2013 e 2014, a procura por hospedagens alternativas ocasionou no aumento expressivo da quantidade de hostels da cidade, o que distribuiu a ocupação total nos equipamentos.

Serviço
www.observatoriodoturismo.com.br