segunda-feira, 23/setembro
InícioNEGÓCIOSMercado22ª edição do Salão Paranaense tem layout enxuto e incentiva práticas criativas...

22ª edição do Salão Paranaense tem layout enxuto e incentiva práticas criativas no turismo

Roberto Bacovis fala aos presentes na cerimônia de abertura do evento
(fotos: Giulia Ebohon)

Impulsionando turismo, superando obstáculos. É com esse emblema que Abav-PR (Associação Brasileira de Agências de Viagens) deu início a 22ª edição do Salão Paranaense, realizada a partir de hoje (10) no Expo Unimed, em Curitiba. Durante a cerimônia, Roberto Bacovis, presidente da entidade organizadora, enfatizou que o momento pede que o turismo olhe para além da retração econômica a fim de encontrar, em solos desfavoráveis, oportunidades de crescimento.

Apesar de parecer otimista, as perspectivas do executivo têm pés no chão, levando-o a reconhecer que este ano deve anunciar grandes desafios para o setor. Mas, na mesma medida, acredita que o cenário deve exigir que os profissionais sejam mais criativos e proativos.    


LEIA TAMBÉM


“Desde o começo de sua realização, em meados de 2015, esse evento não foi fácil, ele já surgia nessa perspectiva de ano difícil, mas se concretizou. Talvez tenha sido o salão mais desafiador para nós” revela.

Sem encobrir as adversidades pelas quais passaram, Bacovis especulou um público semelhante ao do ano anterior – que ficou em cerca de cinco mil pessoas. Adiantou ainda, que entre os expositores, 27 são operadores de viagem, cerca de 30 empreendimentos hoteleiros, 15 destinos, quatro companhias aéreas, quatro entidades de turismo, sete empresas de serviço turístico, uma agência de cambio, cinco atrações turísticas e quatro agências de cruzeiros marítimos, entre outras.

Autoridades e representantes importantes do segmento turístido do Estado e do País estavam presentes

Essa edição do evento vai contar com um layout mais enxuto, que integra vários espaços. Para garantir a presença de todos, foi incentivada a instalação de montagens básicas que conversam no espaço. “Com isso continuamos com o brilho e profissionalismo que marcam o evento”, aponta Bacovis.

A abertura do Salão Paranaense contou com a presença de autoridades e representantes importantes do segmento turístico do Estado e do País. Na ocasião, Roberto fez um apelo às companhias Tam, Gol e Azul que anunciaram recentemente a redução de sua malha para destinos do Paraná. “Entendemos o momento pelo qual estamos passando, estamos todos no mesmo barco. Esse corte vai limitar o acesso a diversos destinos do Estado, principalmente ao norte do Paraná”, disse.

Salientando a importância da união tanto do setor público como privado para impulsionar os destinos do Estado, o executivo apontou ser necessário melhorar o Aeroporto de Foz do Iguaçu, que, conforme Bacovis, possui serviços limitados. Não parando por ai, relembrou de uma promessa feita há dois anos pelo MTur, por meio da Embratur, que garantia a presença da entidade nos próximos eventos da Associação. “Gostaríamos que estivesse aqui, como prometido”.

Para concluir, Bacovis também elogiou muitos dos seus parceiros, sobretudo o Sebrae, Sesc e Fecomércio que embarcam juntos em projetos de qualificação para o Estado. “O Turismo é uma indústria limpa, e precisa de investimento para funcionar bem”.

Serviço
www.salaoparanaense.com.br