Curitiba tira proveito de sua infraestrutura para ampliar número de convenções
(foto: arquivo HN/Juliana Bellegard)
Destino prioritariamente corporativo quando o assunto é turismo, Curitiba vem consolidando-se como uma das principais cidades do segmento na região Sul do País. Em 2015, ano de crise econômica e de perdas para o setor como um todo, o município alcançou índices positivos resultantes dos mais de 200 eventos técnicos e científicos sediados ali. Segundo dados divulgados pelo CCVB (Curitiba, Região e Litoral Convention Bureau), mais de 198 mil turistas passaram pela cidade em congressos, feiras e encontros de negócios ao longo do último ano; essa movimentação foi responsável pela entrada de aproximadamente R$ 450 milhões de divisas investidas em hotéis, restaurantes, bares e comércio local.
O balanço do convention da cidade ainda classifica o segmento de eventos corporativos como um dos principais pilares da economia no destino.
De acordo com a associação, a crescente procura pela capital paranaense para a realização de eventos se dá pela reunião de diversos fatores como: localização geográfica e proximidade com grandes centros, rede hoteleira consolidada, centros de eventos modernos, aeroporto internacional bem estruturado, cena gastronômica versátil e estrutura urbana adequada.
"Vivemos na melhor cidade de grande porte do Brasil e que reúne todas as condições para eventos de diversos perfis. O CCVB busca mostrar isso para o País e apoiar os empresários locais para o aumento do fluxo turístico", opina Adonai Aires de Arruda Filho, presidente do CCVB.
Para este ano, as perspectivas seguem otimistas. "O calendário de eventos de uma cidade é definido com muitos anos de antecedência e é um trabalho contínuo do CCVB. Os eventos de hoje foram captados há alguns anos, e hoje trabalhamos para garantir os do futuro", comenta Tatiana Turra, diretora executiva do CCVB.
A entidade estima que para 2016 a capital paranaense receba uma média de 200 eventos. Com base nisso, as estimativas indicam a movimentação de mais de 260 mil participantes, cerca de cem mil turistas e geração de receita acima dos R$ 160 milhões.
Além da óbvia luta pela atração de novos eventos e pelo desenvolvimento da cadeia de turismo local, o CCVB tem na capacitação sua outra grande bandeira. Em recente entrevista, a administração da associação falou sobre esse tema e sobre a importância da contribuição Room Tax. Confira aqui.
Serviço
www.curitibacvb.com.br