segunda-feira, 23/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoPousada Ponta da Barra é a primeira do destino de Laguna (SC)

Pousada Ponta da Barra é a primeira do destino de Laguna (SC)

Vista da Pousada Ponta da Barra
(foto: divulgação/Helenn Cordeiro)

Ponta da Barra, uma das praias de Laguna, situada na parte leste da cidade, distante 128 km de Florianópolis (SC) ganha sua primeira pousada, que leva o nome do destino: Pousada Ponta da Barra. A península que forma a cidade conta com cerca de 15 praias, cercadas por morro, dunas, pedras, mar e natureza, incluindo o Farol de Santa Marta, maior farol em alcance visual – 92 km – da América Latina e uma das principais atrações turísticas de Laguna.

A pousada tem 14 quartos – com cozinha, banheiro, TV e ventilador –, piscina, quiosque, espaço gourmet e SPA. Além disso, disponibiliza bicicletas, stand up paddle, caiaques e passeios com guias turísticos. “A ideia principal da criação da pousada foi para receber as pessoas de uma forma mais aconchegante, e que elas se sintam bem tranquilas e felizes, revigoradas e desestressadas”, diz Rosângela Pereira Cabral, sócia do meio de hospedagem.


LEIA TAMBÉM


Sustentabilidade
A infraestrutura e a arquitetura do empreendimento foram desenvolvidas pensando na questão ambiental pela região se tratar de uma ilha de pescadores e reserva ambiental. Segundo Jordan Cabral Filho, outro sócio da pousada, o local conta com poço artesiano e um sistema de coleta de água da chuva. “Adquirimos todo esse equipamento para já fazer o tratamento da água, para reutilizá-la para banhos, lavar louça e demais usos”, comenta Cabral. Além disso, os deques de madeira utilizados servem também para absorver a água da chuva.

As janelas, as portas e os demais móveis do local são de demolição e as peças de decoração, como lustres, foram feitas por pessoas que moram na região, além de artesanatos feitos pela própria sócia.

Também já está sendo implantada a coleta seletiva do lixo reciclável e orgânico. De acordo com Rosângela, ainda não há essa separação de lixo no destino. “Estamos trabalhando para implantar essa ação. Queremos incentivar a comunidade a separar o lixo com pacotes de cores diferentes para facilitar a coleta. No espaço gourmet, os hóspedes poderão fazer frituras, então já iremos separar o óleo e passá-lo para uma pessoa responsável pela coleta.”

As bicicletas também são um incentivo para o turista deixar o carro de lado. “Disponibilizamos as bicicletas para que as pessoas não utilizem carro aqui, vamos incentivar a caminhada nas trilhas”, explica Rosângela.

O perfil do hóspede esperado na pousada é de casais, pessoas que não querem gastar muito e não têm o desejo de ficar em um hotel sofisticado, mas também não muito simples. “Pensamos no bem-estar das pessoas, dos casais que queiram descansar, com um ambiente voltado totalmente para natureza com praias encantadoras que só tenham acesso por meio de caminhada”, conta Rosângela.

Primeiro posto de salva-vidas da Ponta da Barra
Além de todo esse cuidado com o meio ambiente, a pousada ainda foi parceira na construção do primeiro posto de salva-vidas da praia Ponta da Barra. A praia, até então, não tinha um posto de salva-vidas, e um dos bombeiros que faz parte da Associação de Surfistas de Laguna, o Segundo Sargento do Corpo de Bombeiros de Laguna, Dario Manuel Duarte, procurou os sócios da pousada pedindo colaboração para que o sonho deles também se edificasse. “E nós o assumimos, demos a força financeira. Acolhemos o sonho deles e patrocinamos o seu projeto, para que a comunidade e as pessoas que vêm à ilha tenham a proteção dos bombeiros”, explica a sócia.

Também para ajudar na obra, a associação promoveu um campeonato de surfe, a Terceira Etapa do Circuito Lagunense de Surfe, em que todo o seu lucro foi destinado a pagar a mão de obra do posto. Além disso, foram coletadas cerca de 250 assinaturas para a criação do Parque Municipal de Gravatá, para manter preservada a praia próxima a Ponta da Barra.

Para chegar até Ponta da Barra e a pousada, o turista pode utilizar automóvel, ônibus, barco e avião, fazendo conexão com o Aeroporto Regional de Jaguaruna, inaugurado no ano passado, distante 49 km de Laguna.

Serviço
pousadapontadabarra.com.br