segunda-feira, 23/setembro
InícioLIFESTYLEMagazinePrimeiro roteiro indígena é apresentado à imprensa durante feira de turismo no...

Primeiro roteiro indígena é apresentado à imprensa durante feira de turismo no Pantanal


Roteiro promove o contato com a cultura indígena do Estado do Mato Grosso
(foto: divulgação / Sedec)

A Sedec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), em parceria com o trade turístico e a Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis, levou a imprensa para conhecer o primeiro roteiro indígena criado no Estado, com o objetivo de divulgar o potencial que o Estado do Mato Grosso tem para o etnoturismo.

Por dois dias, os jornalistas puderem imergir na cultura indígena, conhecendo e aprendendo um pouco com seus costumes. Os visitantes também foram levados ao Salto Utiariti, ponto turístico que fica dentro da aldeia de mesmo nome.


LEIA TAMBÉM


Para Mauro Valter Belfert, prefeito da região, o maior desafio do roteiro Rota Parecis, criado pela prefeitura em parceria com as lideranças indígenas para alavancar o turismo no destino, foi a aproximação com os índios e fazê-los perceber que o turismo etnológico seria um grande negócio para todos. 

"Além da barreira do idioma, eles não acreditavam que o turismo poderia ajudá-los, mas hoje eles estão vendo que essa atividade tornou-se uma fonte de renda", afirmou.

A aldeia Wazare foi criada há cinco anos no intuito de desenvolver o turismo indígena. O local foi escolhido estrategicamente, às margens do Rio Verde que, com suas águas transparentes, já é um atrativo à parte. Ali vivem atualmente 37 índios de doze famílias Parecis.

O cacique Roni Azoinaice conta que antes eles moravam na aldeia de seus avós e que a convivência que ele teve na universidade com outras pessoas o despertou para a criação do produto turístico. "Durante o tempo em que estive na cidade estudando eu senti essa necessidade que os não-índios têm em conhecer um pouco mais da nossa cultura, por isso decidimos criar a aldeia Wazare especificamente voltada ao turismo", relata.

A programação de passeios pelo roteiro vem ocorrendo desde março e faz parte da FIT (Feira Internacional de Turismo do Pantanal) que será realizada entre os dias 20 e 24 de abril.

Campo Novo
Campo Novo do Parecis é cortado por seis rios e 33% de seu território é de reservas indígenas. Hoje o município possui 12 aldeias. 

Além do turismo indígena, o município também é conhecido pelas correntezas e claridade de suas águas onde há vários locais propícios à prática do rapel, rafting, canoagem, flutuação e mergulho livre. 

Entre os pontos turísticos da região estão o Balneário Verde, a Ponte de Pedra e as cachoeiras Salto Belo, Utiariti e Quatro Cachoeiras.

Serviço
www.camponovodoparecis.mt.gov.br